Ter um automóvel pode ser muito útil para ir ao trabalho, fazer compras e viajar. No entanto, muitas vezes não fazemos as contas dos gastos de um carro durante o ano, não o consideramos no planejamento de nossas finanças, o que leva ao descontrole do orçamento doméstico. Lembre-se, quanto maior o valor do carro maior é seu gasto.
Listamos alguns gastos para você se planejar:
IPVA,
seguro,
taxa de licenciamento,
manutenção (troca de óleo, pastilha de freios, etc.),
eventuais multas de trânsito,
combustível,
estacionamento,
pedágio,
entre outros.
Veja que os itens de despesas são muitos, mas não se assuste. Você pode se planejar, prever e fazer uma reserva para evitar surpresas.
Se você ainda não tem controle sobre as despesas do seu automóvel ou ainda não adquiriu seu automóvel, você pode simular esses gastos anuais antes de comprá-lo. A nossa planilha de Gestão de Despesas de Automóvel pode te ajudar.
Recado final: cuidado ao financiar o seu automóvel! Você pode estar pagando um valor excessivo com os juros, além das manutenções e taxas que já devem ser pagas. Procure juntar o dinheiro total para comprar o seu automóvel e compre-o à vista. Enquanto isso, use outras opções de transporte, como o transporte público, carona, automóvel compartilhado ou alugado, bicicleta entre outros.
Comments