top of page

Como estudar para passar em concursos?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


planilha de planejamento de estudos para concursos

Estudar para concurso não é nada fácil!

É preciso ter disciplina para usar o tempo disponível nos estudos de forma eficiente. Para isso, é fundamental contabilizar as horas dedicadas para os estudos e descontar os minutos gastos com idas ao banheiro, lanches da tarde e momentos de descanso.

Além disso, lembre-se de alternar as áreas de conhecimento nos estudos diários, pois muito tempo estudando o mesmo assunto pode gerar uma fadiga mental e comprometer o rendimento e absorção do conhecimento. A maior dedicação do tempo para determinadas disciplinas mais difíceis é importante, comparada com outras que são mais fáceis, balanceando a quantidade de horas de estudo para cada uma delas.

Faça revisões regularmente sobre os conteúdos que irão cair na prova. Cada vez que é revisado um conteúdo, o cérebro entende que aquilo é algo importante. No entanto, revise o conteúdo de tempos em tempos, porque é mais fácil lembrar um assunto quando foi estudado poucas vezes por um longo espaço de tempo, comparado com o estudo repetidamente por um curto período.


A primeira revisão pode ser realizada até 24 horas, a segunda em 7 dias, as demais a cada 30 dias. Com todas essas dicas, muita disciplina e persistência, ficará mais prazeroso estudar para o concurso e passar torna-se uma consequência de todo esforço.

Use planilhas eletrônicas para facilitar o planejamento e a gestão do seu tempo na dedicação aos estudos para concurso.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page