top of page

Como ganhar dinheiro com pouco dinheiro?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Como ganhar dinheiro com pouco dinheiro? Como sair do endividamento? Como ter uma renda extra e uma vida financeira tranquila? É preciso desenvolver o bom hábito de poupar.

Como ganhar dinheiro com pouco dinheiro?

Ganhar dinheiro fácil é uma ilusão. Não se iluda. Para ganhar dinheiro é preciso ter paciência, persistência e disciplina. Você pode ganhar um dinheiro extra por duas maneiras: trabalhando mais e/ou pelo investimento de seu dinheiro. Nesse último caso, você conta com os juros compostos.

Para começar é preciso fazer com que sobre um dinheiro no final do mês, ou seja, é preciso gastar menos do que ganha. Nós já explicamos a melhor forma de controlar seus gastos. E quando sobrar, mesmo que seja pouco, é preciso economizar. Faça esse esforço! Itens supérfluos, desnecessários, são os mais atraentes. Economize o máximo que você conseguir, sem comprometer suas necessidades, é claro. Você consegue resistir a esse doce?

Crie o hábito de economizar. Se você não tem esse hábito, inicie com pouco mesmo. Qualquer valor é justificável. Nesse momento, o hábito é o mais importante.

Em seguida, invista o dinheiro. É possível investir pequenas quantidades no mercado financeiro. Os juros compostos irão trabalhar por você. Quando você poupa uma quantidade e investe, digamos $100 a uma taxa de 10% ao ano, no ano seguinte essa quantidade terá aumentado para $110. No outro ano são os $110 que irão render os 10% ao ano, e não os $100 originais, porque agora você tem $110 em vez de $100, entende? No outro ano, você terá $121, que é um aumento de 10% sobre $110. No final de 10 anos você terá $259,37. Parece pouco, mas é mais que o dobro do que você investiu! Mas lembre que você fez apenas um esforço e investiu apenas uma vez, lembra? Por isso o hábito é o mais importante.


Considere, agora, que você tem o hábito de investir e todo ano você investe $100. Considerando a mesma taxa de 10% ao ano, ao final de 10 anos você terá $1.853,12. Não é muito melhor? Você pode dizer que "teve que investir mais que na primeira opção"... O que temos a te dizer é que você, na verdade, fez o mesmo esforço da primeira opção, porém de forma habitual, ou seja, todo ano você se esforçou para juntar e investir os $100, enquanto na primeira opção você não se habituou a poupar. Fez isso apenas no primeiro ano e ficou observando o dinheiro render.

Quanto aos investimentos, fique atento para as promessas que "soam" boas demais. Os bancos vendem produtos financeiros. Eles precisam lucrar com taxas de administração, seguros, etc. Então avalie outras opções também, como o Tesouro Direto, que é uma plataforma que permite pequenos investidores em investir em títulos públicos, fundos de investimentos ou até na bolsa de valores (embora esse tipo de investimento tenha alto risco).

Temos uma planilha de planejamento financeiro que irá te ajudar a planejar seus investimentos. Mas antes disso, é preciso controlar os gastos. Nesse caso, recomendamos nossa planilha avançada de planejamento e controle dos gastos.

 

509 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page