• Planilha Ideal - Redação

Vai trocar o piso? Saiba escolher o piso para cada ambiente

Atualizado: Fev 13


Vai reformar a casa? Sabe escolher o piso para cada ambiente? E a quantidade para comprar?

Na hora de reformar a casa ou o seu apartamento muitas vezes vem aquela dúvida sobre como escolher o piso para cada ambiente da casa. Veja algumas dicas de reforma para te ajudar a escolher o piso do banheiro, cozinha, sala e quarto.

Para o banheiro, escolha um piso que não seja escorregadio para evitar quedas. Como o banheiro é um ambiente molhado, é interessante que o piso seja antiderrapante, como os porcelanatos não polidos.

No piso da cozinha, é aconselhável que não seja muito escorregadio e nem pegue muita gordura. Os pisos frios, como as cerâmicas e porcelanatos são indicados para esse ambiente. Dessa forma, é sugestivo um porcelanato que não seja polido para evitar tombos e que não tenha muitas rugosidades ou texturas para não prender a gordura no piso. É fundamental considerar a durabilidade do piso e a praticidade para a limpeza.


Quando for escolher o piso da sala, você precisa definir como será o uso da sala. Há pisos que são de fácil manutenção, como porcelanato e vinílico que imita madeira. Os pisos porcelanatos contam com diversos acabamentos, formatos e tamanhos, o que é bom para o ambiente. Os pisos vinílicos que imitam madeira são resistentes, antialérgico, fáceis de limpar e não fazem muito barulho ao andar. Porém, se você quer criar um clima mais aconchegante, os pisos de madeira são uma boa opção.

Nos quartos, o uso de pisos que proporcionam maior conforto térmico, como os pisos laminados e vinílicos são bem sugeridos. Nas áreas externas descobertas, são indicados pisos antiderrapantes para evitar tombos em caso de chuva.

Para calcular a quantidade de piso que deverá ser comprada é necessário medir o local onde o piso será instalado. Geralmente, recomenda-se comprar, em média, 10% a mais do piso. Porém, se houver muitos cortes da peça que será instalada, é sugerido comprar mais um pouco do material.

O rejunte, que fica entre os revestimentos, também merecem uma atenção especial. Por isso, deve ser escolhido no momento que for comprar o piso para aparecer o mínimo possível entre as peças deixando a área mais uniforme. Assim como o rejunte, o rodapé é um item da decoração que pode ser neutro quando a intenção for combinar com o piso, portas ou soleiras, ou mais impactante quando for um tom distinto da parede para fazer um contraste.

A tendência atual é a combinação de pisos, como laminados ou vinílicos nos quartos e porcelanatos nos outros ambientes. Quanto as cores dos pisos, os tons mais claros são fáceis de limpar, proporcionam a sensação que o ambiente é maior e destaca outros objetos na decoração. Já os pisos mais escuros também são sofisticados e conferem elegância.

A escolha do profissional que irá instalar o piso é imprescindível! De nada vai adiantar você comprar pisos de alta qualidade se não forem bem instalados por um profissional experiente e que tenha conhecimento sobre o piso.

Além disso, use planilhas eletrônicas para facilitar a gestão dos custos da troca do piso e de sua reforma em geral.



#reforma #piso #laminado #porcelanato #vinilico #reformadopiso #reformadoapartamento #reformadacasa #planilhadereforma

90 visualizações