• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Estimulação do Fonema /Z/

Atualizado: Fev 13


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).



Terapia Fonoaudiológica: Como estimular o fonema /z/ de forma eficiente?

Há diversas maneiras de trabalhar o fonema /z/ em terapia. Apresentamos algumas pistas sensoriais para trabalhar com o paciente:

  • Visual: Pequena abertura entre os lábios;

  • Tátil: A ponta da língua toca nos dentes inferiores e frontais e as bordas da língua tocam os alvéolos e dentes. Peça para o paciente colocar a mão no pescoço para sentir a vibração das pregas vocais;

  • Auditivo: Fricção sonorizada.

Dicas para a terapia do fonema /z/ ficar mais interessante:


1. Faça o bombardeamento auditivo com palavras que possuem o fonema /z/ no inicio e no meio e com frases;

2. Faça analogia com o fonema /s/, mostrando que na emissão do fonema /z/sonorização e vibração das pregas vocais na região do pescoço, ao contrário do fonema /s/;

3. Coloque o dedo no ouvido e pronuncie o som “S” e depois do “z” e sinta a diferença;

4. Coloque a palma das mãos próximo à boca e faça uma comparação da corrente de ar que sai ao ser pronunciado o fonema /s/ e o fonema /z/. A corrente de ar será mais fraca no fonema /z/;


5. Use exercícios respiratórios para o treino do fonema /z/;

6. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /z/ para automatização desse processo, como junta pedacinhos das palavras com /z/, jogo da memória, caça-palavras etc;

7. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática de palavras com o fonema /z/;

8. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /z/. Assisa o video.



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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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