top of page

Diversifique a terapia com atividades lúdicas pelo computador

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Planilha Ideal - fonoaudiologia - terapia sons

As atividades realizadas nas sessões de fonoaudiologia, durante a terapia de fala, servem para estimular determinados sons, que são chamados de sons-alvo e envolvem várias estratégias como jogos, gravuras e brincadeiras. Basicamente, o objetivo da terapia consiste em instalar e automatizar esses sons-alvo. Hoje, os pacientes estão cada vez mais conectados e atraídos por atividades mais interativas.

Para os terapeutas, criar atividades lúdicas é um desafio, principalmente na fase da automatização. É nessa fase que é trabalhado o som-alvo para que o paciente o incorpore na sua fala espontânea. Atualmente, o interesse precoce pela informática cresce a cada dia que passa. Com essa demanda de pacientes atraídos por atividades no computador, o uso de planilhas eletrônicas, por exemplo, tem sido uma alternativa eficiente, baixo custo e um complemento à forma tradicional de terapia.

É possível desenvolver atividades através de planilhas como: cruzadinha, caça palavra, trilha e história maluca, entre outras. É importante ampliar as estratégias terapêuticas na fonoaudiologia. A consequência disso é o paciente mais motivado no que está fazendo e uma terapia mais atrativa e prazerosa.

 

Referências:

[1] PEREIRA, Larissa Llaguno; BRANCALIONI, Ana Rita; KESKE-SOARES, Marcia. Terapia fonológica com uso de computador: relato de caso. journal CEFAC, v. 15, n. 3, 2013.

1.355 visualizações0 comentário
bottom of page