• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /V/?

Atualizado: Fev 13


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).



Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /V/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /v/ com o paciente: Visual: Lábio inferior aproxima dos dentes superiores frontais;

Tátil: Vibração das pregas vocais na região cervical. Peça o paciente para colocar as mãos na região do pescoço.

Auditivo: Sonorização e Fricção

Dicas para a terapia do fonema /v/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo : Use o fonema /v/ no início e no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Peça para o paciente colocar as mãos próximas dos lábios para sentir o fluxo de ar que sai com a emissão do fonema /v/;

3. Solicite que o paciente coloque a mão na região cervical para ele sentir a vibração das pregas vocais durante a emissão do fonema /v/;

4. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;

5. Compare a emissão do fonema /f/ com o fonema /v/ : a sonorização e vibração contínua ocorrem na emissão do fonema /v/;

6. Solicite que o paciente emita o som do /u/ e o terapeuta irá pressionar levemente o seu lábio inferior para cima próximo dos dentes superiores frontais;

7. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /v/ para automatização;

8. Peça para o paciente inventar um final para a história que o terapeuta criar com personagens que tenham nomes com “v” ;

9. Peça para dizer o nome dos avós, o que eles gostam de fazer , como é a casa deles e assim por diante numa conversa espontânea;

10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /v/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /v/.



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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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