• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /t/?

Atualizado: Fev 13


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).



Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /t/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /t/ com o paciente: Visual: Ligeira abertura da boca e levantamento da ponta da língua. Tátil: A ponta da língua toca no alvéolo dos incisivos superiores. Auditivo: O ar explode para emissão do fonema /t/. Dicas para a terapia do fonema /t/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo : Use o fonema /t/ no início e no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Treine a pressão intra-oral, fazendo o paciente ocluir a cavidade oral pelo levantamento da língua. Se houver escape do ar pelo nariz, basta tampá-lo;

3. Para instalar o ponto articulatório, treine estalos de língua com os dentes entreabertos no paciente; 4. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 5. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /t/ para automatização, como jogo do labirinto e caça figuras que apresentam o fonema alvo em uma cena apresentada para o paciente;

6. Use trava-línguas:

O tempo perguntou pro tempo; quanto tempo o tempo tem; o tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.” “Tinha tanta tia tantã. Tinha tanta anta antiga. Tinha tanta anta que era tia. Tinha tanta tia que era anta.” “Para ouvir o tique-taque, Tique-taque, tique-taque, Depois que um tique toca é que se toca um taque.”

Assista o vídeo.


7. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /t/;

8. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /t/.




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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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