Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /s/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /s/ com o paciente: Visual: Ligeira abertura da boca e dos dentes. Tátil: A ponta da língua toca nos dentes frontais inferiores, há uma fricção da passagem do ar e a borda da língua toca nos alvéolos e dentes superiores. Auditivo: Fricção sonora. Dicas para a terapia do fonema /s/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /s/ no início e no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Trabalhe com exercícios de respiração demonstrando a fricção da passagem do ar;
3. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
4. Emita o som do “s” prolongado e aproxime as mãos para sentir o vento que produz; 5. Utilize tiras de papel para demonstrar a passagem do ar na emissão do fonema /s/;
6. Tente apagar uma vela com o som “s” prolongado. A vela deve ficar na altura do queixo;
7. Use canudinho nos caninos inferiores para facilitar a posição da língua;
8. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para mostrar onde a língua toca na boca do paciente;
9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /s/ para automatização, como história maluca com objetos que possuem o som “s”, mostrar uma sequencia de figuras e o paciente dizer aquela que não apresenta o som “s”, etc;
10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /s/; 11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /s/.
12. Use trava-línguas: “Você sabia que o sabiá, sabia assoprar?” “Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?” “O sabiá não sabia. Que o sábio sabia. Que o sabiá não sabia assobiar.” “Olha o sapo dentro do saco O saco com o sapo dentro, O sapo batendo papo E o papo soltando o vento.”
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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
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