• Planilha Ideal - Redação

Por que fazer o fluxo de caixa para o seu consultório?

Atualizado: Fev 13


Você já parou para pensar que você precisa fazer o fluxo de caixa no seu consultório? Não adianta ter somente conhecimento técnico para atender os pacientes, mas também é preciso entender um pouco de gestão para manter um consultório.

Em quê o fluxo de caixa pode te ajudar?

Primeiro é importante entender o que é e como funciona o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa para controlar todas as movimentações financeiras que ocorrem no seu consultório durante um período de tempo. Com isso, é possível ter noção da situação financeira que ele se encontra.

Se você registrar diariamente o dinheiro que entra e o dinheiro que sai na empresa, você conseguirá avaliar situações futuras, planejar e controlar toda a estrutura financeira de sua clínica. Mesmo que não existam muitas movimentações procure registrar todos os dias para fazer um acompanhamento real.

Basicamente, o fluxo de caixa consta das receitas e despesas do consultório. As receitas de um consultório podem ser: o valor recebido pelas consultas, o aluguel da sala para outro profissional usar, faturamento dos convênios que você atende, venda de produtos que o paciente pode adquirir e outras. As despesas compreendem o aluguel da sala, compra de materiais para uso, pagamento de contas de água, luz, telefone, salários das recepcionistas e outras.


Além disso, é fundamental a noção de custos fixos e variáveis que você tem no consultório para prever o quantos pacientes você precisará atender no mês para cobrir os custos fixos. Os custos fixos são aqueles que você precisa pagar todo mês e não sofrem alteração com a demanda de pacientes que atende. Por exemplo: O aluguel da sua sala é pago todo mês, independente se você atende muitos pacientes ou nenhum você precisará pagar. Já os custos variáveis variam conforme o número de pacientes que são atendidos. Por exemplo: número de luvas ou espátulas que serão compradas dependem da quantidade de atendimentos.

Ter essas informações bem organizadas permite um planejamento financeiro mais preciso. Dessa forma, evita que você use o dinheiro que recebe para compras particulares de forma indevida, em vez de pagar os custos do seu consultório. Ao saber as receitas e o que você gasta no seu consultório, é possível economizar de forma mais eficiente. Você pode adquirir sua planilha de Fluxo de Caixa para seu consultório agora mesmo!

#planilhadefluxodecaixa #fonoaudiologia #consultoria #fluxodecaixa #consultório #despesasdoconsultório #gastoscomconsultório #boaspraticasfluxodecaixa

101 visualizações