top of page
Planilha Ideal - Redação

Por que fazer o fluxo de caixa para o seu consultório?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Fluxo de caixa para consultório

Você já parou para pensar que você precisa fazer o fluxo de caixa no seu consultório? Não adianta ter somente conhecimento técnico para atender os pacientes, mas também é preciso entender um pouco de gestão para manter um consultório.

Em quê o fluxo de caixa pode te ajudar?

Primeiro é importante entender o que é e como funciona o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa para controlar todas as movimentações financeiras que ocorrem no seu consultório durante um período de tempo. Com isso, é possível ter noção da situação financeira que ele se encontra.

Se você registrar diariamente o dinheiro que entra e o dinheiro que sai na empresa, você conseguirá avaliar situações futuras, planejar e controlar toda a estrutura financeira de sua clínica. Mesmo que não existam muitas movimentações procure registrar todos os dias para fazer um acompanhamento real.

Basicamente, o fluxo de caixa consta das receitas e despesas do consultório. As receitas de um consultório podem ser: o valor recebido pelas consultas, o aluguel da sala para outro profissional usar, faturamento dos convênios que você atende, venda de produtos que o paciente pode adquirir e outras. As despesas compreendem o aluguel da sala, compra de materiais para uso, pagamento de contas de água, luz, telefone, salários das recepcionistas e outras.


Além disso, é fundamental a noção de custos fixos e variáveis que você tem no consultório para prever o quantos pacientes você precisará atender no mês para cobrir os custos fixos. Os custos fixos são aqueles que você precisa pagar todo mês e não sofrem alteração com a demanda de pacientes que atende. Por exemplo: O aluguel da sua sala é pago todo mês, independente se você atende muitos pacientes ou nenhum você precisará pagar. Já os custos variáveis variam conforme o número de pacientes que são atendidos. Por exemplo: número de luvas ou espátulas que serão compradas dependem da quantidade de atendimentos.

Ter essas informações bem organizadas permite um planejamento financeiro mais preciso. Dessa forma, evita que você use o dinheiro que recebe para compras particulares de forma indevida, em vez de pagar os custos do seu consultório. Ao saber as receitas e o que você gasta no seu consultório, é possível economizar de forma mais eficiente. Você pode adquirir sua planilha de Fluxo de Caixa para seu consultório agora mesmo!

 
fluxo de caixa para consultório

137 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page