top of page

A planilha gestão de despesas com automóvel

Atualizado: 13 de fev. de 2020


A planilha gestão de despesas com automóvel

Devido ao grande sucesso entre os usuários, a planilha gestão de despesas com automóvel está em sua nova versão. A planilha possui diversas funcionalidades, como controle de manutenções e trocas de óleo realizadas, em função da quilometragem percorrida e cálculos que definem a escolha de combustível mais econômico. A planilha de controle de gastos com automóvel te auxilia a visualizar os gastos com seu veículo que vão desde os impostos exigidos anualmente, gastos mensais, com estacionamento, lava-jato, combustível, como também pequenos reparos, manutenções e trocas de óleo (assista o video).

Neste exemplo, um Peugeot 207 foi comprado em 2013 ao valor de R$37.000. Ao final do ano, seu valor era estimado em R$34.461 pela Tabela Fipe.


Os custos com o veículo foi registrado e classificado como custos anuais ou custos mensais. Dentre os custos, temos os impostos como IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento, e outros gastos como seguro particular, o uso da franquia em um pequeno acidente, gastos mensais de estacionamento, lavagem, combustível, uma manutenção preventiva e a troca de óleo. Adiciona-se aos custos a depreciação do veículo, representado pela desvalorização do valor da compra em relação ao valor da Tabela Fipe.

A planilha também apresenta um cálculo que auxilia os proprietários de veículos na escolha do combustível com base nos últimos 30 registros de abastecimentos realizados. Neste exemplo, a relação de álcool / gasolina é menor que 70%, portanto, indica-se o abastecimento por álcool como opção mais econômica. Além disso, a planilha apresenta o consumo médio de combustível, assim como o preço médio praticado nos últimos 30 registros de abastecimentos.

Através de 5 passos, você conseguirá planejar os seus gastos gerais do ano, gastos com gerais como impostos, taxas de licenciamento, seguro obrigatório, custos de depreciação, despesas com seguro privado, gastos com as manutenções, trocas de óleo e abastecimento.

Ao final, você pode fazer uma análise gráfica para avaliar a relação custo-benefício e comparar o valor do veículo com seus respectivos custos e decidir o momento oportuno de vendê-lo antes que fique mais caro mantê-lo do que desfazê-lo. Assim, você terá uma ferramenta que proporcionará um controle de gastos do seu automóvel de forma simples e prática.

Avalie graficamente se os gastos de manutenção de seu veículo estão aumentando demasiadamente nos últimos anos. Isto pode ser um indício de que está ficando mais caro mantê-lo do que vendê-lo. Use os gráficos para decidir a estratégia mais econômica para você.

Planeje os gastos com o seu automóvel em 5 passos:

  1. Descreva os gastos gerais com os seus respectivos valores;

  2. Digite os gastos com manutenção;

  3. Digite os gastos com as trocas de óleo;

  4. Controle os gastos com abastecimento do seu automóvel;

  5. Imprima um resumo do controle financeiro do seu automóvel.

 

A planilha gestão de despesas com automóvel

8.840 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page