top of page

Planilha de Fluxo de Caixa

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Planilha de Fluxo de Caixa

Conheça nossa planilha de Fluxo de Caixa - Finanças empresariais

A falta de organização no gerenciamento financeiro de curto, médio e longo prazos comprometem a sobrevivência da empresa. A planilha de Fluxo de Caixa integra as funcionalidades das planilhas de Contas a Pagar e Contas a Receber, alem do orçamento para planejamento e controle das metas financeiras, caracterizando-se como uma importante ferramente financeira.

O Fluxo de Caixa ajuda o dono do negócio a controlar os compromissos e recebimentos de sua empresa com seus fornecedores e clientes e o ajuda a dimensionar orçamento e prazos de pagamentos aos fornecedores. Dentre os compromissos assumidos pela empresa com seus fornecedores estão as compras de produtos, matérias-primas para produção, serviços, salários, impostos, aluguel; enquanto os recebíveis incluem as vendas à prazo de produtos, prestação de serviços, empréstimos, entre outros.

Os relatórios da Planilha de Fluxo de Caixa consolidam as informações mensais dos compromissos pagos e não-pagos, e recebimentos pagos e não-pagos através de tabelas e gráficos. Assim, o dono não se limita apenas às informações do dia-a-dia e projeta as atividades da empresa no nível tático. O controle eficiente do Fluxo de Caixa aumenta o controle sobre receitas futuras e reduz custos e gastos desnecessários com multas e juros, contribuindo com o aumento do lucro e melhorando a saúde financeira da sua empresa. Adquira já sua planilha de Fluxo de Caixa.


São apenas 5 passos para tirar o máximo de proveito de nossa planilha de Fluxo de Caixa e implementar uma boa gestão financeira em sua empresa e tirar o máximo de proveito de sua ferramenta analítica. (assista o video).


1. Cadastre as categorias de Receitas, Despesas e Centros de Custo: As categorias de Receitas, Despesas e Centros de Custo são fixas e são usadas em todas os cálculos subsequentes. Para facilitar o gerenciamento, tente fazer o agrupamento das categorias AO MÁXIMO. Quanto menos categorias, mais fácil de torna o GERENCIAMENTO FINANCEIRO de sua empresa. Com as categorias registradas, o lançamento dos valores é viabilizado na aba seguinte.

2. Faça o lançamento DETALHADO E DIÁRIO de recebimentos e despesas: A aba de lançamento de recebimentos e despesas é a etapa MAIS IMPORTANTE do fluxo de caixa. Embora cada registro possua vários campos, seu preenchimento é necessário, pois através destes registros que os relatórios nas abas subsequentes são gerados.

3. Analise os resultados de forma sintetizada: A etapa de análise dos resultados é formada por relatórios automáticos integrados aos dados da aba lançamentos. Nesta aba estão os relatórios de Fluxo de Caixa por Centro de Custo, Demonstrativo de Resultados em Exercício (DRE) por Centro de Custo, Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa Geral, DRE Geral e Controle Orçamentário. Os relatórios são visualizados graficamente na aba Gráficos.

4. Visualize o fluxo financeiro do seu negócio: Gráficos financeiros são a melhor forma de visualizar de forma rápida suas finanças. Os gráficos desta aba permitem você analisar : recebimentos/despesas/lucro e contas a pagar/receber, assim como o detalhamento mensal em categorias, de forma integrada!

5. Imprima um relatório financeiro da sua empresa: As informações mais importantes são sintetizadas em um relatório financeiro pronto para impressão.

Ao usar nossa planilha, o proprietário do negócio pode identificar os registros de receitas de vendas, e de gastos relativos a custos de produção ou serviço, ou perdas, assim como identificar das contas a pagar, visualizar as contas não-pagas, priorizar os pagamentos em caso de dificuldades financeiras e controlar os prazos evitando o pagamento de multas e juros por atraso, identificar das contas a receber, visualizar os recebíveis não-pagos, elaborar promoções e descontos de pagamentos de clientes que estão em caso de dificuldades financeiras e controlar os prazos de recebimento evitando a necessidade de propor multas e juros por atraso. Adquira já a sua planilha de fluxo de caixa!

 

Planilha de Fluxo de Caixa

383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page