top of page

Planilha de Balanço Patrimonial

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Planilha de Balanço Patrimonial

O BALANÇO PATRIMONIAL apresenta a POSIÇÃO CONTÁBIL ECONÔMICA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA. Portanto, a planilha de Balanço Patrimonial é uma ferramenta de auxílio a realização dos cálculos para avaliar o balanço de ativos e passivos em uma empresa ou entidade.

O balanço patrimonial é obrigatório para todos empresários e sociedades, com exceção de microempresas e empresários rurais, porém sua elaboração é sempre uma boa prática. Os gráficos tornam a avaliação ainda mais direta e visual. O relatório de impressão resume toda análise. Esta planilha é uma ferramenta que integra um BALANCETE automático e um DRE - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO. Os lançamentos de ATIVOS e PASSIVOS (BALANCETE), RECEITAS e DESPESAS (DRE) são realizados de forma didática por meio de links. Ao final, DIVERSAS ANÁLISES são realizadas com base em INDICADORES FINANCEIROS E CONTÁBEIS. Assim, você garante a SAÚDE FINANCEIRA de sua empresa!

Faça a avaliação ECONÔMICO-FINANCEIRA de sua empresa em apenas 5 passos (assista o video): 1. Preencha os lançamentos de ATIVOS e PASSIVOS para elaborar seu BALANÇO PATRIMONIAL: Faça os principais lançamentos relacionados aos ATIVOS e PASSIVOS da empresa. Tais lançamentos viabilizam a elaboração do BALANCETE DE VERIFICAÇÃO. Neste, O somatório de ativos deve ser equivalentes ao somatório de passivos. Para demonstrações externas um contador deve acionado para auditar suas contas.


BALANCETE: O BALANÇO PATRIMONIAL deve apresentar os ATIVOS (bens e direitos), PASSIVOS (despesas e obrigações) e o PATRIMÔNIO LÍQUIDO, resultante da diferença entre ativos e passivos. O Balanço deve ser uma igualdade contabilística. O termo "balanço" representa "equilíbrio" entre as partes, portanto, Ativo - Passivo = 0.


2. Elabore seu DRE - DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO:

3. Avalie as ANÁLISES: Nesta aba é apresentada uma Demonstração dos Resultados em Exercício - DRE e uma análise de Indicadores de Rentabilidade, Crescimento, Valoração e Viabilidade. Dessa forma, o empreendedor pode avaliar a lucratividade do negócio, seu nível de endividamento, a liquidez financeira ou a capacidade de pagamento de dívidas, nível operacional sob a ótica financeira e contábil, nível de rentabilidade e indicadores financeiros da empresa. 4. Avalie os resultados GRAFICAMENTE: Os gráficos permitem uma visualização direta e facilitada sobre a real situação de sua empresa. Sugerimos que eles sejam usados em REUNIÕES de DIAGNÓSTICO e acompanhamento do MODELO DE NEGÓCIOS e PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, viabilizando reuniões ágeis e objetivas. Logicamente, o detalhamento dos valores pode ser encontrado ao longo da planilha de BALANÇO PATRIMONIAL.

5. Imprima o Relatório: O Relatório final apresenta os resultados consolidados e principais gráficos do seu negócio. Embora seja um resumo, sua apresentação é fundamental para que você e seus sócios tenham clareza sobre a competitividade de sua empresa. E não se esqueça: "A avaliação do Balanço Patrimonial deve ser revisado periodicamente!".

 

Planilha de Balanço Patrimonial

1.843 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page