top of page

O que é Perda Auditiva Induzida por ruído?


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 
Perda Auditiva Induzida por ruído

Como a perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevada afeta a qualidade de vida?

A perda auditiva induzida por ruído (PAIR) ou também chamada perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevada (PAINPSE), é decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados. É do tipo neurossensorial, irreversível. A progressão é gradual com o tempo de exposição ao risco. Inicialmente acomete os limiares auditivos em uma ou mais frequências de 3000 a 6000 Hz. As frequências mais altas e mais baixas poderão levar um tempo maior para serem afetadas. A perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevada, por si só, não causa inaptidão para o trabalho. Cada caso deve ser analisado e não somente o traçado audiométrico e a evolução sequencial de exames audiométricos. É importante considerar, também, os fatores:

  1. História clínica e ocupacional do trabalhador;

  2. Resultado da otoscopia e dos testes audiológicos complementares;

  3. Idade do trabalhador;

  4. Tempo de exposição dos níveis de pressão sonora elevados atuais e no passado;

  5. Demanda auditiva do trabalho ou da função;

  6. Exposição a outros agentes de risco para a saúde auditiva no ambiente de trabalho;

  7. Os programas de conservação auditiva que o trabalhador tem ou terá acesso.


Lembre-se: A perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevada (PAINPSE), muitas vezes é lembrada só por trabalhadores expostos a agentes nocivos para a saúde auditiva. Porém, vale lembrar que ela pode afetar também pessoas que usam fones de ouvido com volume elevado e até mesmo aquelas que usam no volume adequado e ficam por um longo período de tempo. Quais os sintomas auditivos uma pessoa com PAINPSE pode ter? Dificuldade para ouvir e entender a fala das pessoas , bem como zumbido.

Não só dificuldades auditivas, mas a PAIR pode trazer outros transtornos como: isolamento social, alterações no sono, alterações no comportamento entre outros. Portanto, vale a pena cuidar muito bem da nossa audição! Assista o video.


Gostou desse artigo? Assine e receba mais conteúdo sobre fonoaudiologia e como aumentar a produtividade neste setor, por meio de nossas planilhas setoriais.

Veja também: ​​

Assine, receba também, conteúdo sobre empreendedorismo e planilhas para pequenas empresas. Além disso, você ganha uma planilha de Controle Financeiro Pessoal gratuita!

249 visualizações0 comentário
bottom of page