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Marketing no Consultório de Fonoaudiologia

Atualizado: 13 de fev. de 2020


dicas de Marketing para Consultório de Fonoaudiologia

O que te diferencia dos outros profissionais? Como atrair mais pacientes para o seu consultório?

Para se diferenciar e ter sucesso no mercado de trabalho você precisa ter noção inicialmente do básico: saber ler, conversar corretamente com as pessoas, adequar o vocabulário para melhor entendimento do paciente e saber as regras gramaticais para a escrita. Isso porque você precisará conversar com as pessoas durante o seu atendimento ou uma abordagem inicial e irá digitar, ou escrever relatórios para os pacientes e outras especialidades.

O conhecimento específico para realizar os atendimentos também é fundamental para se diferenciar no mercado. Essas habilidades técnicas adquiridas no período do curso superior são essenciais, mas tem que estar sempre atualizado e atento às novidades no mercado. Exemplo disso são nossas planilhas de fonoaudiologia.

Além disso, outros conhecimentos na área de gestão, administração, finanças e marketing são cruciais e podem ser auxiliadas por planilhas empresariais. Geralmente, essas áreas não são abordadas no curso e muitas vezes os profissionais da área contam apenas com conhecimento técnico e não sabem como captar clientes, como gerir o consultório, o local que será o consultório, como o será vendido os serviços de fonoaudiologia entre outras coisas.

Para o cliente ficar satisfeito é preciso atender as suas expectativas e/ou superá-las. Isso não significa que basta ter conhecimento técnico na área para satisfazer o paciente. É importante se colocar no lugar do paciente com intuito de entender o que realmente ele precisa de forma que seja lucrativa para o profissional que o atende, saber vender o serviço de fonoaudiologia e convencer dos benefícios que o paciente terá após o tratamento. Vale a pena saber que no marketing tem-se os 4 p’s : produto, preço, praça e promoção.

O produto, nesse caso, é a qualidade do serviço que é oferecida de acordo com o conhecimento técnico que você adquiriu na faculdade e atualiza no decorrer dos anos em congressos e cursos.

O preço refere à forma de pagamento, valores dos serviços, prazos de pagamento de forma que seja justo para ambos.

A praça diz respeito à localização do seu consultório. Nesse caso, o consultório deve estar em um local de fácil acesso, de forma que seja conveniente para o paciente. O ambiente deve ser agradável, com iluminação adequada e tratamento de qualidade.

A promoção envolve as ações que você faz para você se comunicar com os seus pacientes em relação aos serviços de fonoaudiologia que oferece. Você pode divulgar seu consultório e os serviços que presta por meio das redes sociais, blogs e site. Ao visitar pessoalmente determinadas especialidades, como otorrinolaringologistas, pediatras, geriatras, fisioterapeutas e explicar os serviços que você presta através de panfletos, folders ou no próprio tablet você consegue informar os seus serviços, tirar dúvidas, prestar esclarecimentos e estabelecer um contato para que possa indicar para os pacientes. Não só as especialidades, como também as escolas podem ser visitadas para encaminhamento de pacientes.

Lembre de deixar sempre alguns dos seus cartões de visita e o relatório do paciente que atendeu por indicação. As visitas devem ser periódicas para ser lembrado.

Mas fica a principal dica: Quanto mais você se coloca no lugar do paciente e o atende da mesma forma que gostaria que fosse atendido, com um preço justo, esse paciente retorna e indica outras pessoas, no famoso “boca a boca”, que é a propaganda mais valiosa.

 

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