• Planilha Ideal - Redação

Manual da planilha de precificação de múltiplos produtos

Atualizado: Fev 13


A precificação dos produtos é uma atividade difícil que todo dono do próprio negócio deve enfrentar.

Para determinar o preço é preciso considerar os custos, uma relação de oferta versus demanda e uma análise do preço do produto do concorrente. Neste momento, uma questão surge naturalmente: qual o preço que devo colocar em meus produtos de forma a pagar as despesas da minha empresa, ter um lucro e ser competitivo?

A forma de determinar o preço baseando-se nos custos é o markup, que pode ser determinado pela fórmula PV = C/(1-M) em que PV equivale ao preço de venda, C é o custo do produto e M é a soma das margens percentuais que serão descontados do preço de venda, como impostos, percentuais de despesas em relação à receita, comissões e lucro. A soma das margens jamais pode ser igual ou superior a 100%. Isso porque as margens percentuais devem ser descontadas - sobre o preço de venda - , assim, não há como descontar mais de 100% do valor que se vende para chegar ao custo.

Para entendermos melhor, considere um produto que custou R$100,00 e foi vendido por R$200,00. Nesse caso não há um lucro de 200%. A base de referência para o cálculo de lucro não é o custo, mas o preço de venda, assim, considere que o preço de venda é equivalente a 100%, e a margem de lucro deve incidir sobre esse 100%, ou seja, sobre os R$200,00. Se considerarmos que apenas o lucro é descontado do preço de venda, teríamos um lucro de R$100,00, ou seja, R$200,00 - R$100,00, e nossa margem de lucro seria 50% que equivale a R$100/R$200 ou 50% do preço de venda.

No entanto, muitas vezes, na prática, precisamos determinar o preço de múltiplos produtos, simultaneamente. Elaboramos uma planilha ideal para a precificação de múltiplos produtos.

Por meio da planilha de precificação de múltiplos produtos, você será capaz de avaliar dinamicamente os preços de até 300 produtos, sua composição de custos e fazer uma comparação dos preços com o produto de seu principal concorrente. Determinar o preço não é simples, pois evolve uma combinação de métodos de custeio com questões subjetivos de análise de concorrência e relação de oferta de demanda, por isso, essa ferramenta é ideal para fazer o cadastro e o acompanhamento dos preços dos seus produtos. Monitore os preços de seus produtos frequentemente e avalie a estratégia de precificação mais eficiente para sua empresa.

Precifique múltiplos produtos sua empresa em apenas 5 passos:

1. Faça o cadastro de itens de despesas e preencha o valor: Registre a receita média de vendas mensal de sua empresa. Em seguida, faça o registro de itens relativos às despesas administrativas, despesas financeiras e despesas com vendas. Nessa etapa já é possível visualizar todas suas despesas, ou seja, gastos não relacionados diretamente à produção ou ao serviço de sua empresa.

2. Registre os elementos de custos fixos e custos variáveis: Faça o registro de itens relativos aos Custos Fixos e Custos Variáveis de sua operação, seja ela uma produção industrial ou uma prestação de serviço. Os custos fixos ocorrem independentemente da operação, enquanto os custos variáveis estão diretamente relacionados à sua operação de produção ou serviço.

3. Cadastre e registre os valores percentuais de impostos e taxas que incidem sobre o preço do produto: Agora, faça o registro de itens relativos aos impostos e taxas cobrados sobre seu produtos, seja ela um produto físico ou uma prestação de serviço. Procure saber com o seu contador quais são as taxas que incidem sobre aquilo que sua empresa vende. Essa informação ajudará a formar o índice de markup, que é um valor percentual incidido sobre os custos unitários de seus produtos ou serviço para determinar o preço de venda.

4. Avalie o markup e faça sua precificação: Aproveite para comparar com seu principal concorrente: Este é o momento mais esperado. Se você chegou até aqui, estabeleça um percentual de lucro desejado sobre o produto ou serviço que você oferece e avalie o preço inicialmente pelo markup, baseado puramente nos custos e no percentual de lucro desejado. Preencha o valor do preço do produto de seu principal concorrente para finalmente determinar o preço de seu produto. Veja que nessa etapa é possível rever o percentual de lucro desejado sobre seus produtos.

5. Visualize tudo graficamente pelo relatório final: O relatório gráfico apresenta um resumo visual sobre os vinte produtos mais caros, os vinte produtos de maior lucro e os vinte produtos de maior custo de seu negócio. Além disso, os seis últimos gráficos apresentam uma comparação do preço de todos os seus produtos com o preço do produto do concorrente.

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