Entendendo um pouco mais sobre o treino do fonema /Z/
O treino de fonemas realizado por profissionais da área em pacientes que apresentam desvio fonológico é um desafio que envolve conhecimento na área e criatividade para obter resultado. Pensando nisso e na falta desse tipo de material específico por fonema, foi elaborada a planilha do fonema /Z/. Nela as atividades são separadas em: bombardeamento auditivo, consciência fonológica, consciência sintática, atividades e leitura. O bombardeamento auditivo é fundamental no início e ao final da terapia e posteriormente pode ser usado para instalação do ponto articulatório ao usar as figuras e palavras. A consciência fonológica e sintática é um pré-requisito para aquisição da leitura e da escrita. Com essas habilidades trabalhadas, o paciente irá analisar não só o fonema que apresenta desvio isoladamente, mas também no contexto da palavra, frase e texto. As atividades lúdicas constituem maneiras diferentes de trabalhar o fonema alvo e por fim a leitura, que estimula a automatização, memória e compreensão do texto.
1.BOMBARDEAMENTO AUDITIVO
A técnica do bombardeamento auditivo consiste em fazer o paciente escutar as palavras com o fonema alvo no início ou no final da terapia.
Você pode usar frases também para fazer o bombardeamento auditivo.
2.CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
As atividades que trabalham as habilidades da consciência fonológica são separadas por: palavra, sílaba, fonema e rima. A atividade poderá ser impressa para ser trabalhada em terapia. Basta clicar em Arquivo e depois imprimir. Na consciência das palavras você poderá pedir para preencher os quadrados com cada palavra para descobrir a frase que irá formar ou pedir para ele bater uma palma para cada palavra da frase.
Nessa atividade o paciente deverá marcar com um x ou dizer o número de palavras que existe na frase.
Na atividade abaixo, você poderá escrever ou dizer o número de palavras que o texto apresenta e logo abaixo e marcar quantas vezes a palavra “zulu” aparece.
Nas atividades que trabalham a consciência das sílabas, o paciente irá identificar primeiro o número de sílabas que cada palavra apresenta escrevendo o número ao lado ou por meio de palmas.
Na segunda atividade, você irá dizer para o paciente que se você adicionar a sílaba “Ze” na palavra “lar” que palavra vai formar? E assim sucessivamente nas demais palavras.
Nessa atividade, você irá mostrar o quadro abaixo e pedir para o paciente escrever ou dizer a palavra que forma ao lado.
Fale separadamente as sílabas e peça para o paciente escrever ou dizer que palavra formou.
Na atividade abaixo, você irá dizer para o paciente: se eu retirar da palavra “ avezita” a parte “zita” que palavra irá formar?. O paciente deverá informar a palavra que irá formar com a retirada de parte dela.
Nas atividades que trabalham a consciência do fonema você irá trabalhar os sons das letras que constituem a língua materna. A primeira atividade consiste em pronunciar o som de cada letra para o paciente descobrir que palavra irá formar e ele poderá dizer ou escrever essa palavra.
Nessa atividade você irá dizer a palavra e o paciente irá pronunciar o som de cada letra que compõe a palavra.
Na exclusão fonêmica você dirá a seguinte orientação para o paciente: Se tirar o som do “z” da palavra “amizade” que palavra irá formar?. O paciente pode dizer que irá formar a palavra “amiade” ou escrever para o treino da escrita.
Nessa atividade você irá pedir para o paciente falar ou escrever a palavra de trás para frente. No caso da palavras “beleza” a transposição vira “zalebe”.
Na rima você irá pedir para o paciente dizer a palavra que não termina com som parecido, ou que não rima, das três palavras apresentadas. O paciente poderá dizer ou escrever.
Na sequência abaixo você irá dizer as duas palavras e o paciente deverá dizer a terceira que irá rimar.
3.CONSCIÊNCIA SINTÁTICA
Na consciência sintática você irá trabalhar a estrutura das frases e como os elementos se interligam para formar o texto. Na atividade que trabalha o julgamento gramatical, o paciente deverá dizer apenas se a frase está certa ou errada. Não há necessidade de corrigir a frase.
Na atividade de correção gramatical, você irá ler a frase para o paciente e ele deverá dizer se está correto ou não, assim como fazer as devidas correções caso esteja errada.
Na categorização, você irá pedir para o paciente dizer ou selecionar entre as opções aquela que define a categoria da palavra em substantivo, adjetivo ou verbo.
4.ATIVIDADES
As atividades propostas são uma maneira lúdica de trabalhar o fonema alvo. A primeira atividade é o jogo da memória. Você deverá imprimir a página, recortar a figura espalhar sobre a mesa e tentar encontrar os pares com o paciente. Cada par encontrado o paciente deverá dizer o nome da figura e o terapeuta trabalhar o fonema alvo.
Na segunda atividade, o paciente deverá encontrar as palavras com o fonema alvo e depois dizer cada uma delas.
Na terceira atividade você irá ligar a figura a nome correspondente. Você pode usar a seta no Excel ou imprimir e o paciente desenha a seta.
5.LEITURA
A leitura consiste em atividades que podem ser lidas pelo paciente ou o pelo terapeuta para trabalhar o fonema alvo. Após é leitura o terapeuta irá fazer as perguntas relacionadas ao texto para o paciente responder ou escrever.
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