Entendendo um pouco mais sobre o treino do fonema /T/
O treino de fonemas realizado por profissionais da área em pacientes que apresentam desvio fonológico é um desafio que envolve conhecimento na área e criatividade para obter resultado. Pensando nisso e na falta desse tipo de material específico por fonema, foi elaborada a planilha do fonema /T/. Nela as atividades são separadas em: bombardeamento auditivo, consciência fonológica, consciência sintática, atividades e leitura. O bombardeamento auditivo é fundamental no início e ao final da terapia e posteriormente pode ser usado para instalação do ponto articulatório ao usar as figuras e palavras. A consciência fonológica e sintática é um pré-requisito para aquisição da leitura e da escrita. Com essas habilidades trabalhadas, o paciente irá analisar não só o fonema que apresenta desvio isoladamente, mas também no contexto da palavra, frase e texto. As atividades lúdicas constituem maneiras diferentes de trabalhar o fonema alvo e por fim a leitura, que estimula a automatização, memória e compreensão do texto.
1.BOMBARDEAMENTO AUDITIVO
A técnica do bombardeamento auditivo consiste em fazer o paciente escutar as palavras com o fonema alvo no início ou no final da terapia.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_3fe2e41cb5eb4c43b333ef9e810ef62c~mv2.jpg/v1/fill/w_625,h_220,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_3fe2e41cb5eb4c43b333ef9e810ef62c~mv2.jpg)
Você pode usar frases também para fazer o bombardeamento auditivo.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_2d9e01d2636b473ca7da6c9028f4ba61~mv2.jpg/v1/fill/w_631,h_224,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_2d9e01d2636b473ca7da6c9028f4ba61~mv2.jpg)
2.CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
As atividades que trabalham as habilidades da consciência fonológica são separadas por: palavra, sílaba, fonema e rima. A atividade poderá ser impressa para ser trabalhada em terapia. Basta clicar em Arquivo e depois imprimir. Na consciência das palavras você poderá pedir para preencher os quadrados com cada palavra para descobrir a frase que irá formar ou pedir para ele bater uma palma para cada palavra da frase.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_45dc2dbb9baf4523afd18e5067493279~mv2.jpg/v1/fill/w_623,h_238,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_45dc2dbb9baf4523afd18e5067493279~mv2.jpg)
Nessa atividade o paciente deverá marcar com um x ou dizer o número de palavras que existe na frase.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_7d1002a1fe1f498182a241c4efb1f539~mv2.jpg/v1/fill/w_629,h_201,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_7d1002a1fe1f498182a241c4efb1f539~mv2.jpg)
Nessa atividade você irá descobrir a palavra que refere a frase ao lado e preencher nos quadrados.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_f0fe716bf8e34cc183658717cbdebea7~mv2.jpg/v1/fill/w_619,h_200,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_f0fe716bf8e34cc183658717cbdebea7~mv2.jpg)
Nas atividades que trabalham a consciência das sílabas, o paciente irá identificar primeiro o número de sílabas que cada palavra apresenta escrevendo o número ao lado ou por palmas.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_7313bcc4febc4ec9bb8ecfcf5bb19f52~mv2.jpg/v1/fill/w_641,h_198,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_7313bcc4febc4ec9bb8ecfcf5bb19f52~mv2.jpg)
Na segunda atividade, você irá dizer para o paciente que se você adicionar a sílaba “TO” na palavra “CO” que palavra vai formar? E assim sucessivamente nas demais palavras.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_0584c2d249774e749a2c590bdee43cbd~mv2.jpg/v1/fill/w_627,h_98,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_0584c2d249774e749a2c590bdee43cbd~mv2.jpg)
Nessa atividade, você irá mostrar o quadro abaixo e pedir para o paciente escrever ou dizer a palavra que forma ao lado.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_0a9ec162c1c4491f9109f56eb37a9284~mv2.jpg/v1/fill/w_633,h_341,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_0a9ec162c1c4491f9109f56eb37a9284~mv2.jpg)
Fale separadamente as sílabas e peça para o paciente escrever ou dizer que palavra formou.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_afab3cfc2e394df1883448b367d52180~mv2.jpg/v1/fill/w_633,h_112,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_afab3cfc2e394df1883448b367d52180~mv2.jpg)
Na atividade abaixo, você irá dizer para o paciente: se eu retirar da palavra “TORRADA” a parte “DA” que palavra irá formar? O paciente deverá informar a palavra que irá formar com a retirada de parte dela.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_1acd8faec6d04990ad6dbc53608065ab~mv2.jpg/v1/fill/w_635,h_109,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_1acd8faec6d04990ad6dbc53608065ab~mv2.jpg)
Nas atividades que trabalham a consciência do fonema você irá trabalhar os sons das letras que constituem a língua materna. A primeira atividade consiste em pronunciar o som de cada letra para o paciente descobrir que palavra irá formar e ele poderá dizer ou escrever essa palavra.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_9c3738270b904cccb45d3bfaa4aeb545~mv2.jpg/v1/fill/w_634,h_183,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_9c3738270b904cccb45d3bfaa4aeb545~mv2.jpg)
Nessa atividade você irá dizer a palavra e o paciente irá pronunciar o som de cada letra que compõe a palavra.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_e58442a6b73a4cd69810ed5f4c0c6116~mv2.jpg/v1/fill/w_624,h_118,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_e58442a6b73a4cd69810ed5f4c0c6116~mv2.jpg)
Na exclusão fonêmica você dirá a seguinte orientação para o paciente: Se tirar o som do “L” da palavra “TALCO” que palavra irá formar? O paciente pode dizer que irá formar a palavra “TACO” ou escrever para o treino da escrita.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_3e41b94eaad34e60be3b5d8d5ffaca8c~mv2.jpg/v1/fill/w_617,h_178,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_3e41b94eaad34e60be3b5d8d5ffaca8c~mv2.jpg)
Nessa atividade você irá pedir para o paciente falar ou escrever a palavra de trás para frente. No caso das palavras “TAPA” a transposição vira “PATA”.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_4bf04d092460484baf7023c80dd01a70~mv2.jpg/v1/fill/w_619,h_136,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_4bf04d092460484baf7023c80dd01a70~mv2.jpg)
Na rima você irá pedir para o paciente dizer a palavra que não termina com som parecido, ou que não rima, das três palavras apresentadas. O paciente poderá dizer ou escrever.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_09fa656d927448399915ae2518bc57e6~mv2.jpg/v1/fill/w_625,h_369,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_09fa656d927448399915ae2518bc57e6~mv2.jpg)
Na sequência abaixo você irá dizer duas palavras e o paciente deverá dizer a terceira que irá rimar.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_c2a351fdcfef44a1a71992b3658e2aab~mv2.jpg/v1/fill/w_621,h_244,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_c2a351fdcfef44a1a71992b3658e2aab~mv2.jpg)
3.CONSCIÊNCIA SINTÁTICA
Na consciência sintática você irá trabalhar a estrutura das frases e como os elementos se interligam para formar o texto. Na atividade que trabalha o julgamento gramatical, o paciente deverá dizer apenas se a frase está certa ou errada. Não há necessidade de corrigir a frase.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_de7b0b3e42474ca2822563400af643b7~mv2.jpg/v1/fill/w_620,h_261,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_de7b0b3e42474ca2822563400af643b7~mv2.jpg)
Na atividade de correção gramatical, você irá ler a frase para o paciente e ele deverá dizer se está correto ou não, assim como fazer as devidas correções caso esteja errada.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_8f8b7d6b482d4d4a8f28a2bd64752e34~mv2.jpg/v1/fill/w_626,h_298,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_8f8b7d6b482d4d4a8f28a2bd64752e34~mv2.jpg)
Na categorização, você irá pedir para o paciente dizer ou selecionar entre as opções aquela que define a categoria da palavra em substantivo, adjetivo ou verbo.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_ef4406d704c04bd6befd082c1b842258~mv2.jpg/v1/fill/w_625,h_165,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_ef4406d704c04bd6befd082c1b842258~mv2.jpg)
4.ATIVIDADES
As atividades propostas são uma maneira lúdica de trabalhar o fonema alvo. A primeira atividade é a cruzadinha. O paciente deverá preencher os quadrados com as letras que irão dar origem ao nome referente aos desenhos.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_b96d1b0277be413783c25c9b0b80c905~mv2.jpg/v1/fill/w_829,h_509,al_c,q_85,enc_auto/eb71f8_b96d1b0277be413783c25c9b0b80c905~mv2.jpg)
Na segunda atividade, o paciente deverá encontrar as palavras com o fonema alvo e depois dizer cada uma delas.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_095119e8924e4fd59d6dd615e40f8ad3~mv2.jpg/v1/fill/w_632,h_513,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_095119e8924e4fd59d6dd615e40f8ad3~mv2.jpg)
Na terceira atividade o paciente deverá descobrir qual a frase será formada com os desenhos e palavras.
![Fonoaudiologia treino do fonema T](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_c0b748cd5cd049ee8eabaaa08eae42b1~mv2.jpg/v1/fill/w_667,h_482,al_c,q_80,enc_auto/eb71f8_c0b748cd5cd049ee8eabaaa08eae42b1~mv2.jpg)
5.LEITURA
A leitura consiste em atividades que podem ser lidas pelo paciente ou o pelo terapeuta para trabalhar o fonema alvo. Após é leitura o terapeuta irá fazer as perguntas relacionadas ao texto para o paciente responder ou escrever.
![](https://static.wixstatic.com/media/eb71f8_322c2d24b3ab4943b90d370ad2e312eb~mv2.png/v1/fill/w_350,h_50,al_c,q_85,enc_auto/eb71f8_322c2d24b3ab4943b90d370ad2e312eb~mv2.png)
コメント