• Lygia Bueno Fragoso

MANUAL DA PLANILHA DE FONOAUDIOLOGIA DE TREINO COGNITIVO E MEMÓRIA


Entendendo um pouco mais sobre Treino Cognitivo e Memória

O envelhecimento da população é uma realidade. As demências se caracterizam por uma perda da capacidade cognitiva e emocional que interfere muito na qualidade de vida dos idosos. O treino cognitivo na terceira idade tem como finalidade capacitar os pacientes e familiares a conviver melhor, diminuir ou superar as deficiências cognitivas. Pensando nisso, que criamos a Planilha Treino Cognitivo e Memória, com atividades para treinar atenção, memória e cognição voltadas para o cotidiano dos idosos. Pretendemos que o profissional ou cuidador faça as atividades para melhor desempenho cognitivo nas funções de atenção, linguagem, práxis e resolução de problemas.


1.TEMPORAL

As atividades trabalham memória, atenção e cognição com enfoque nos aspectos temporais. O paciente deverá digitar ou falar o dia do mês, dia da semana, o mês e o ano atual.

O paciente deverá falar ou digitar quando será a data após:

O paciente deverá dizer ou digitar o nome das contas que paga todo mês e a data de pagamento:

O paciente deverá dizer ou digitar o nome dos medicamentos e os horários que faz uso:

O paciente deverá dizer ou digitar o ano, dia do mês e o mês que nasceu:

O paciente deverá dizer ou digitar o mês das datas comemorativas:

O paciente deverá dizer ou digitar se a sentença está correta. Caso não esteja, corrija as sentenças no quadro de anotações:

O paciente deverá dizer ou digitar a quantidade de dia que tem:

O paciente deverá dizer ou digitar o tempo que leva para realizar as seguintes atividades:

O paciente deverá dizer ou digitar se o produto está vencido ou não.

O paciente deverá desenhar o relógio de acordo com o horário que acorda, dorme e almoça.

2.ESPACIAL

O paciente deverá falar ou digitar os objetos que tem em cada ambiente da sua casa. Sugestão: Peça para o paciente ou o acompanhante trazer uma foto dos ambientes da casa para verificar as informações.

O paciente deverá falar ou escrever o que tem na sua casa de acordo com a orientação:

O paciente deverá arrastar as estrelas nas palavras que representam os itens que tem no banheiro. O paciente deverá arrastar as estrelas nos nomes dos itens que representam a cozinha:


O paciente deverá arrastar a nuvem na palavra que informa a posição da caixa:

3.COTIDIANO

O paciente deverá digitar ou falar o nome das marcas dos itens que utiliza no dia a dia:

O paciente deverá digitar ou falar o que comeu nos dias da semana; O paciente deverá digitar ou montar um cardápio para cada dia da semana de acordo com as orientações:

O paciente deverá digitar ou falar quantas vezes vai aos lugares determinados na atividade. O paciente deverá digitar ou falar o nome dos itens que falta nas seguintes receitas:

O paciente deverá digitar ou falar o nome dos itens que falta nas seguintes receitas:

O paciente deverá arrastar as carinhas nas palavras que relatam as atividades que faz no dia a dia. O paciente deverá arrastar as carinhas nas palavras que relatam as atividades que não consegue fazer no dia a dia:

4. LEITURA E ESCRITA

O paciente deverá falar ou escrever o nome do alimento ou objeto que a dica se refere:

O paciente deverá falar ou escrever se a sentença tem o mesmo significado e caso não tenha o que poderia substituir para ter o mesmo significado:

O paciente deverá falar ou reescrever as frases sem alterar o significado:

O paciente deverá falar ou escrever a sua reação diante das situações que o exercício apresenta:

O paciente deverá falar ou escrever as respostas para as perguntas do exercício:

O paciente deverá falar ou escrever a frase formada com as palavras unidas:

O paciente deverá ler o texto em voz alta e depois dizer o que entendeu do texto; O paciente deverá falar ou escrever as respostas para os seguintes questionamentos; O paciente deverá falar ou completar a frase.

5. CÁLCULOS

O paciente deverá falar ou escrever qual será o próximo valor da sequência:

O paciente deverá falar ou escrever o valor das compras de acordo com os preços de cada papelaria:

O paciente deverá falar ou escrever a papelaria que gastaria mais dinheiro com a compra, o troco de cada uma delas, caso levasse R$ 60,00 para a compra e qual seria a opção da papelaria caso fosse realizar a compra:

O paciente deverá falar ou escrever quantas vezes ele ouve a palavra “saúde” e “alimentação” no texto lido pelo terapeuta ou cuidador:

O paciente deverá falar ou escrever quantas vezes a palavra “feliz” aparece no quadro:

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