• Planilha Ideal - Redação

Manual da planilha de acompanhamento e controle do aluguel de seus imóveis

Atualizado: 13 de Fev de 2020


planilha de controle de aluguel - planilha ideal

Quais são as etapas você deve seguir para alugar, acompanhar e controlar o aluguel de seus imóveis?

Nesta publicação, apresentamos algumas dicas para você fazer o controle do aluguel de seus imóveis. Por meio da planilha de Controle de Aluguel, você será capaz de avaliar os dados de seu imóvel, agendar o momento de divulgação do aluguel, fazer anotações sobre os candidatos a inquilinos, controlar os dados de suas fichas cadastrais e de seus fiadores, controlar o período de aluguel, fazer um controle financeiro de todos o períodos de aluguel e acompanhar o dados por meio de um relatório. Os gráficos permitem que você faça o controle os pagamentos com base em fatos e dados.

Controle o aluguel de seu imóvel em apenas 5 passos (assista o video tutorial):

1- Registre os dados do imóvel: Determine o tipo de imóvel, seu endereço, número de quartos, suítes, banheiros, salas, varandas, área de serviço, a idade do imóvel, o valor de IPTU, condomínio, determine se possui garagem e o número de vagas.

planilha de controle de aluguel - planilha ideal

Na aba dados, você irá organizar os dados do imóvel que irá alugar. Nas células “OBS:” você pode digitar algo que seja importante para aquele tópico. Basta clicar na célula e digitar o seu comentário.

Em “TIPO” você irá selecionar o tipo de imóvel que irá alugar. Basta clicar na célula, que aparecerá uma seta para você apertar com o mouse e selecionar uma das opções de imóvel. No “ENDEREÇO” você irá digitar o endereço completo do imóvel que irá alugar. Em “QUARTOS” você irá selecionar o número que representa a quantidade de quartos que o imóvel tem. Basta clicar na célula, que aparecerá uma seta para você apertar com o mouse e selecionar uma das opções. Faça o mesmo para “SUÍTES e BANHEIRO”. Em “MOBILIADO” você irá selecionar entre as opções “sim” e “não” para informar se o seu imóvel para alugar é mobiliado ou não. Basta clicar na célula, que aparecerá uma seta para você apertar com o mouse e selecionar uma das opções. Faça o mesmo para “VARANDA”, “SALA DE VISITA”, “SALA DE JANTAR”, “SALA CONJUGADA”, “ÁREA DE SERVIÇO”,”GARAGEM” (digite o número de vagas) e “ÁREA DE CHURRASCO”. Digite o “VALOR DO CONDOMÍNIO”, “VALOR DO IPTU”, “VALOR DO IMÓVEL”, “IDADE DO IMÓVEL”, “LOCAL DE REGISTRO” e “LOCAL DE ESCRITURA”.

2 - Finalize bem o aluguel anterior: Nessa etapa, é preciso seguir alguns passos para preparar o apartamento para o próximo inquilino. Assim, siga do laudo de vistoria, recolha as chaves externas, internas, o controle do portão, avalie e pintura, a ocorrência de infiltrações, as lâmpadas, móveis, torneiras, etc. Em seguida, solicite os documentos de contas de energia, água, IPTU quitados, assim como uma carta do condomínio informando a ausência de débitos, quando for o caso. Agende a divulgação do imóvel.

planilha de controle de aluguel - planilha ideal

No aluguel anterior você terá 3 abas para clicar com diferentes informações para serem digitadas. As a