top of page

Fonoaudiologia: O que é desvio fonológico?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 

Fonoaudiologia: O que é desvio fonológico?

Fonoaudiologia: Abordagens no tratamento dos desvios fonológicos

O desvio fonológico é um evento que ocorre na fala das crianças quando há uma simplificação das regras fonológicas da língua, por meio de apagamento ou substituição dos fonemas. A criança, então, apresenta dificuldade de organização mental dos sons da língua e adequação da informação oral recebida. Durante a aquisição fonológica normal, o domínio do sistema fonológico da língua ocorre espontaneamente. Quando isso não ocorre espontaneamente ou na mesma sequencia constada pela maioria das crianças, dizemos que ela apresenta um desvio fonológico. Na terapia dos desvios fonológicos espera-se que a criança consiga reorganizar mentalmente os sons da língua, o mais rápido possível. Há diversas abordagens para o tratamento dos desvios fonológicos: 1. Abordagem Psicolinguística: Tenta compreender de que forma o processamento da linguagem da criança está deficiente e determinar a melhor maneira de resolver essa dificuldade de forma personalizada para cada indivíduo. 2. Abordagem focada no vocabulário: Ensina a criança como organizar os fonemas nas palavras isoladas, inicialmente, e depois na fala encadeada. São utilizados vocábulos que fazem parte do vocabulário funcional da criança. Tem sido utilizada nos casos em que os desvios fonológicos apresentam padrões de erros de fala incomuns e inconsistentes. 3. Abordagem PACT: Envolve a participação dos cuidadores na terapia das crianças com desvios fonológicos. Essa abordagem inclui a educação dos pais, treino metalinguístico, treino da produção fonética, terapia com pares mínimos, bombardeamento auditivo e tarefas para casa. Independente dos modelos terapêuticos para tratar dos desvios fonológicos, todo tratamento inicia com a seleção dos fonemas-alvo a serem tratados com o bombardeamento auditivo, jogos, e outras atividades, que podem ser elaboradas manualmente com diversos materiais, assim como uso de planilhas eletrônicas a fim de que se tornem mais atrativas para ao paciente.


 

Gostou desse artigo? Assine e receba mais conteúdo sobre fonoaudiologia aumento de produtividade com planilhas setoriais.

5.934 visualizações0 comentário
bottom of page