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Fonoaudiologia: Como estimular os fonemas com encontro consonantal /r/ ?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 

Terapia Fonoaudiológica: Fonemas com encontro consonantal /r/

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação dos fonemas com encontro consonantal /r/

Dicas para a terapia dos fonemas com encontro consonantal /r/: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonemas com encontro consonantal /r/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 3. Inicie com o treino do tepe alveolar /r/;

4. Inspire e solte o ar vibrando os lábios :”brrrrrr...” (como o som do carro);

5. Inspire e solte o ar vibrando a língua :”trrrrrr...” (como o som da metralhadora);

6. Para produzir /pr/ treine a produção /pa/ /ta/ rapidamente e repetidamente,e assim sucessivamente com todas as vogais. Separe as sílabas pa –ra e fale repetidamente e rapidamente e continue assim sucessivamente com todas as vogais; 7. Para produzir /tr/ treine a produção /te/ /de/ rapidamente e repetidamente e assim sucessivamente com todas as vogais. Separe as sílabas te –re e fale repetidamente e rapidamente e continue assim sucessivamente com todas as vogais;


​​8. Use o mesmo raciocínio apresentado no 4 e no 5 para trabalhar outros fonemas com encontro consonantal /r/; 9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham os fonemas com encontro consonantal /r/ para automatização, como cruzadinha, jogo da memória, caça palavras etc;

10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com os fonemas com encontro consonantal /r/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam os fonemas com encontro consonantal /r/.

12. Use trava língua: Um prato de trigo para um tigre Dois pratos de trigo para dois tigres Três pratos de trigo para três tigres Luiza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado Luzia.” É preto o prato do pato preto.”


 

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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