• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /r/?

Atualizado: Fev 13


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).



Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /r/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /r/ com o paciente: Visual: Língua eleva em direção aos alvéolos dos incisivos superiores. Tátil: Ponta da língua tocando rapidamente os alvéolos dos incisivos superiores. Dicas para a terapia do fonema /r/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /r/ no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Treine o afilamento de língua. O uso de elásticos odontológicos auxiliam nesse processo; 3. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 4. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para mostrar onde a língua toca na boca do paciente; 5. Trabalhe a força da língua usando espátulas, por exemplo; 6. Peça o paciente para repetir rapidamente as sílabas “te/de” com auxílio de uma espátula na vertical entre os dentes incisivos superiores; 7. Para aumentar a propriocepção do ponto articulatório, peça o paciente para abrir bem a boca e fazer movimentos de estalos da língua;

8. Tente vibrar a língua com a emissão dos sons “ara, ere, iri, oro, uru”;

9. Fale rapidamente :

Peda ... peda ... peda ... = pera

Pedu ... pedu ... pedu ... = peru

Moda ... moda ... moda = mora;

​​10. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /r/ para automatização, como ligar as figuras as palavras correspondentes, bingo, jogo com tabuleiro e unir pedaços de palavras com “r”;

11. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /r/;

12. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /r/.

13. Adivinhação: “Quanto mais se tira, maior fica, quem sou eu?

Res: Buraco.

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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