Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /p/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /p/ com o paciente: Visual: Movimentos de abertura e fechamento dos lábios. Tátil: Explosão de ar sobre os lábios que abrem e fecham. Dicas para a terapia do fonema /p/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /p/ no início e no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Trabalhe a força dos lábios para que o paciente possa gerar a explosão de ar nos lábios durante a produção do fonema /p/; 3. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 4. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula nos lábios para mostrar como eles se tocam na produção do fonema /p/; 5. Trabalhe a força dos lábios. Use espátulas, botão entre os lábios amarrado ao fio dental para o terapeuta puxar e o paciente segurar; 6. Trabalhe a pressão intra oral inflando as bochechas e liberando o ar e use tiras de papel de “bala de coco delícia”, por exemplo, para o paciente visualizar como deve ser a pressão; 7. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /p/ para automatização, como jogo da memória com figuras que apresentam o fonema alvo;
8. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /p/;
9. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /p/.
10. Tente falar repetidamente esse trava línguas: “O pinto pia, a pia pinga, o pinto pia, a pia pinga ...” “O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo.” “Quem a paca cara compra, paca cara pagará.” “O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.”
11. Cante músicas simples como: “Pirulito que bate, bate; Pirulito que já bateu; Quem gosta de mim é ela; Quem gosta dela sou eu!”;
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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
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