• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /n/?


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /n/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /n/ com o paciente: Visual: Elevação da ponta da língua e boca levemente aberta. Tátil: Ponta da língua pressiona levemente o alvéolo dos incisivos superiores. A pressão é menor comparada com a emissão do fonema /t/ e /d/. Dicas para a terapia do fonema /n/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /n/ no inicio e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Trabalhe exercícios de ressonância nasal. Peça para o paciente emitir o som “hummm” mantendo a abertura entre os dentes e com a boca fechada. O paciente poderá sentir a vibração nos lábios, nariz e testa;

3. Use espelho ou uma colher embaixo das narinas e emita o som do “nnnnn” e veja como o espelho ou a colher fica embaçado;

4. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 5. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua toca na boca; 6. Trabalhe a propriocepção pedindo para o paciente elevar a língua e tocar no alvéolo superior;

​​ 7. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /n/ para automatização, como jogos de tabuleiro com várias atividades que envolvem o /n/, inventar um final para a história, quebra-cabeça etc;

8. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /n/;

9. Jogo de adivinhação: “Pode ter forma de animal, gente ou anjo mas ninguém consegue tocá-la, quem sou eu?

Res: Nuvem

10. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /n/.

Assista o video!

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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