top of page

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /m/?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /m/

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /m/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /m/ com o paciente: Visual: Lábios fechados Tátil: Um lábio encostando no outro. A vibração pode ser sentida nos lábios, nariz e bochecha. Dicas para a terapia do fonema /m/ ficar mais interessante: 1. Trabalhe exercícios de ressonância nasal. Peça para o paciente emitir o som “hummm” mantendo a abertura entre os dentes e com a boca fechada. O paciente poderá sentir a vibração nos lábios, nariz e testa;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;

3. Feche os lábios, inspire e depois solte o som pelo nariz, que sentirá uma vibração ao colocar a mãos;

4. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde os lábios se tocam;

5. Use o espelho próximo ao nariz do paciente para mostrar o escape de ar pelo nariz na produção do fonema /m/;

6. Use trava-línguas:

Maria-Mole é molenga,

se não é molenga,

não é Maria-Mole.

É coisa malemolente,

Nem mala, nem mola,

nem Maria, nem mole.”;

7. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /m/ para automatização, como bingo com figuras que apresentam o fonema alvo, sequência lógica, jogo da memória e continuação da história com palavras com /m/;

8. Use jogos de adivinhação: Sou um animal que vive na floresta, e também sou usado como ferramenta no carro , que sou eu?

Res: macaco 9. Use música: Meu limão, meu limoeiro, Meu pé de jacarandá, Uma vez esquindô, lê, lê Outra vez esquindô, lá,lá"

10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /m/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /m/;

12. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /m/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente.


 

Veja também:

Gostou desse artigo? Assine e receba mais conteúdo sobre fonoaudiologia e como aumentar a produtividade neste setor, por nossas planilhas setoriais.

Assine e receba conteúdo sobre fonoaudiologia, empreendedorismo e planilhas para pequenas empresas. Além disso, você ganha uma planilha de Controle Financeiro Pessoal gratuita!

Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

2.021 visualizações0 comentário
bottom of page