• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /lh/?

Atualizado: Fev 13


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).



Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /lh/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /lh/ com o paciente: Visual: Pequena abertura da boca e elevação da língua Tátil: Parte anterior da língua alargada e em contato com o palato e a parte posterior da língua sem contato e com livre passagem de ar pela lateral. Dicas para a terapia do fonema /lh/ ficar mais interessante: 1. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 2. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta; 3. Trabalhe a propriocepção por exercícios de estalos da língua; 4. Não permita grande abertura da mandíbula;

5. Repetir rapidamente os sons:

Lia...lia...lia...lia....= lha

Lie...lie...lie....lie...= lhe

lii...lii....lii...lii.....=lhi

lio...lio...lio...lio...=lho

liu....liu....liu....=lhu;


​​6. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /lh/ para automatização;

7. Adivinhação: “Tem cabeça, mas não pensa, tem dente, mas não morde, quem sou eu?

Res: alho

8. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /lh/;

9. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /lh/; 10. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /lh/ no meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente.

11. Use trava-línguas: “A folha velha, entope a calha”; “A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada”;

Assista o video!

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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