• Lygia Bueno Fragoso

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /g/?

Atualizado: 13 de Fev de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).


Terapia Fonoaudiológica: Fonema /g/

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /g/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /g/ com o paciente: Visual: Visível apenas com abertura da boca e posteriorização da língua Tátil: Posteriorização da língua que aproxima do palato mole e vibração das pregas vocais na região cervical Dicas para a terapia do fonema /g/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /g/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta; 4. Coloque a mão na região cervical para sentir a vibração durante a produção do fonema /g/; 5. Trabalhe posteriorização e fortalecimento de língua; 6. Fazer analogia com o fonema /k/ mostrando que ambos apresentam o mesmo ponto articulatório da língua, porém no fonema /g/vibração das pregas vocais na região do pescoço; 7. Associe o fonema /g/ com a vogal /i/ porque ambos os pontos articulatórios estão próximos do palato mole;

8. Use a espátula para empurrar levemente a língua para trás e peça para o paciente emitir ga, gue, gui ,go e gu;

9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /g/ para automatização, como caça palavras com o fonema alvo, cruzadinha, jogos com tabuleiro com figuras que tem /g/ etc;

10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /g/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /g/.

12. Use cantigas: “ Atirei o pau no gato –to; Mas o gato-to Não morreu-reu-reu Dona chica-ca Admirou-se –se Do berro, do berro Que o gato deu Miaaaauuu” 13. Use trava-línguas: “Se a liga me ligasse, eu ligava a liga, mas como a liga não me liga, eu não ligo a liga.” “Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! Só no dia que sua tia Chamar largatixa de lagartinha!

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