Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /g/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /g/ com o paciente: Visual: Visível apenas com abertura da boca e posteriorização da língua Tátil: Posteriorização da língua que aproxima do palato mole e vibração das pregas vocais na região cervical Dicas para a terapia do fonema /g/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /g/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta; 3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta; 4. Coloque a mão na região cervical para sentir a vibração durante a produção do fonema /g/; 5. Trabalhe posteriorização e fortalecimento de língua; 6. Fazer analogia com o fonema /k/ mostrando que ambos apresentam o mesmo ponto articulatório da língua, porém no fonema /g/ há vibração das pregas vocais na região do pescoço; 7. Associe o fonema /g/ com a vogal /i/ porque ambos os pontos articulatórios estão próximos do palato mole;
8. Use a espátula para empurrar levemente a língua para trás e peça para o paciente emitir ga, gue, gui ,go e gu;
9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /g/ para automatização, como caça palavras com o fonema alvo, cruzadinha, jogos com tabuleiro com figuras que tem /g/ etc;
10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /g/;
11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /g/.
12. Use cantigas: “ Atirei o pau no gato –to; Mas o gato-to Não morreu-reu-reu Dona chica-ca Admirou-se –se Do berro, do berro Que o gato deu Miaaaauuu” 13. Use trava-línguas: “Se a liga me ligasse, eu ligava a liga, mas como a liga não me liga, eu não ligo a liga.” “Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! Só no dia que sua tia Chamar largatixa de lagartinha!”
Veja também:
Como tratar as alterações na fala? O que é perda auditiva induzida por ruído? Veja 6 Passos para você fazer o Programa de Conservação Auditiva Como orientar pais e professores nas alterações de fala da criança? Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /r/? Como gerenciar os exames audiométricos no PCA?
Gostou desse artigo? Assine e receba mais conteúdo sobre fonoaudiologia e como aumentar a produtividade neste setor, através de nossas planilhas setoriais.
Assine e receba conteúdo sobre fonoaudiologia, empreendedorismo e planilhas para pequenas empresas. Além disso, você ganha uma planilha de Controle Financeiro Pessoal gratuita!
Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
Comments