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Fonoaudiologia: Como estimular o arquifonema /r/?

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Lygia Bueno Fragoso

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

 

Fonoaudiologia: Como estimular o arquifonema /r/

Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Arquifonema /r/

Pistas sensoriais para trabalhar o arquifonema /r/ com o paciente: Visual: Visualizada apenas com abertura da boca. Tátil: Ponta da língua tocado a região alveolar dos incisivos inferiores e parte posterior da língua tocando a face interna dos molares. Dicas para a terapia do arquifonema /r/ ficar mais interessante: 1. Bombardeamento auditivo : Use palavras e frases que tenham o arquifonema /r/. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta;

3. Faça gargarejo com água e depois imita o som que você fez com o gargarejo mas sem a água “ rrrr...”

4. Use trava-línguas: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”; “Larga a tia, lagartixa! Lagartixa, larga a tia! Só no dia que sua tia Chamar lagartixa de lagartinha!” “A mulher barbada tem barba e um barbado bobo!”

5. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o arquifonema /r/ para automatização, como história maluca, caça palavras, etc;

6. Adivinhação: “Qual é o cão que nunca late? Quem sou eu?” Res: Cachorro-quente.

7. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com com palavras que tenham o o arquifonema/r/;

8. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam palavras com o arquifonema /r/.

 

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Referências: Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter. Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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