• Lygia Bueno Fragoso

Como saber se a criança tem algum transtorno do processamento auditivo central?


Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Normalmente as crianças que apresentam um transtorno do processamento auditivo central possuem: desatenção; dificuldade de acompanhar uma conversa com mais de uma pessoa; dificuldade de entender uma piada, trocas na fala, dificuldade na leitura, escrita e nas matérias de português e matemática; dificuldade de memorizar conteúdos, necessidade constante de pedir para repetir, dificuldade de realizar uma sequência de tarefas que foi solicitada entre outros sinais.

O que fazer ?

Procurar um otorrinolaringologista para solicitar os exames necessários e encaminhar para uma equipe multidisciplinar (neurologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, audiologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e profissionais da educação).

O que é o transtorno do processamento auditivo central?

O transtorno do processamento auditivo central é uma dificuldade de entender o que é falado, mesmo com a audição normal. O processamento auditivo central é a capacidade do sistema nervoso de traduzir as informações enviadas pela audição.


Por que isso ocorre?

São várias as causas para ter um transtorno do processamento auditivo central: origem genética, lesões no cérebro, distúrbios neurológicos, atraso no processo de maturação das vias auditivas do sistema nervoso central entre outras causas.

Como é o tratamento?

O tratamento consiste em trabalhar as habilidades auditivas, que são importantes para que o cérebro interprete a informação, e que apresentam desempenho abaixo do esperado para a idade.


#audiometria #examesaudiometricos #exameaudiologico #planilhasdefonoaudiologia #audiologiaocupacional #examesaudiologicos #terapiafonoaudiologica

348 visualizações