Determinar o valor do serviço ou precificá-lo nem sempre é uma tarefa fácil.
Diversas variáveis devem ser consideradas simultaneamente. Por isso, recorremos a planilhas eletrônicas. A Planilha Ideal pode e ajudar.
Por meio da planilha de formação de preço de serviços, você saberá exatamente o quanto cobrar pelo seu trabalho sem que haja prejuízo, ou mesmo, saiba os riscos de oferecer valores acima ou abaixo dos valores praticados no mercado. Esta planilha é a sua ferramenta para que que você tome decisões acertadas no momento de determinar o preço de seu trabalho. Precifique com base em fatos e dados, ao invés de apenas sentimento ou experiência. Alguns conceitos, como precificação, ponto de equilíbrio, markup, margem de contribuição, custos fixos e variáveis devem ser alinhados antes de usar a planilha.
O que é precificação? Precificar é atribuir valor a um produto ou serviço. Este é um trabalho árduo e detalhista, calculado com base em muitas variáveis e um propósito comum, que é o de aumentar o lucro.
O que é ponto de equilíbrio? Ponto de equilíbrio é o valor financeiro ou a quantidade e itens que a empresa precisa vender para cobrir os seus custos e não ter prejuízo, nem lucro. Os custos fixos e variáveis são: custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.
O que é markup? Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para formar o preço de venda. Soma-se uma margem de lucro ao custo unitário do produto ou serviço para obter-se o preço de venda.
O que é margem de contribuição? Margem de contribuição é o quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e ter lucro após as vendas, ou seja, indica quanto de receita sobra após o desconto dos custos diretos.
O que são custos fixos? Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.
O que são custos variáveis? Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Precifique o serviço de sua empresa em apenas 5 passos (assista o video):
1. Determine os custos diretos, como custos variáveis, comissões e alocações: Defina os itens de custos variáveis e seus respectivos valores, defina as comissões a serem cobradas para a venda de seu serviço e a lista de funcionários necessária para a execução do serviço.
2. Defina o método de incidência de impostos para sua empresa: Defina o modelo fiscal da sua empresa e preencha as alíquotas.
3. Avalie os gráficos com os resultados parciais: Determine o markup para seu serviço. A planilha determina qual será o preço de venda e o ponto de equilíbrio de sua empresa, ou seja, o valor ou montante necessário para que você não fique no prejuízo.
4. Avalie a concorrência para se posicionar estrategicamente perante seus concorrentes: Os gráficos permitem a visualização da estratégia de sua empresa em um posicionamento de precificação relativo aos seus concorrentes, de forma simples e intuitiva. As análises dão o posicionamento financeiro e analítico de sua estratégia de preços.
5. Imprima o Relatório: O Relatório final apresenta os resultados consolidados e principais gráficos do seu negócio. Embora seja um resumo, sua apresentação é fundamental para que você e seus sócios tenham clareza sobre os resultados apresentados. E não se esqueça: "A avaliação de precificação deve ser revisado periodicamente!".
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