• Planilha Ideal - Redação

O que é Balanço Patrimonial? Por que ele é tão importante para o seu negócio?

Atualizado: Fev 13


Saiba como fazer e analisar o Balanço Patrimonial da sua empresa.

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, pois é possível apurar a situação financeira e patrimonial da empresa em um determinado momento. É uma fotografia da empresa e uma ferramenta que fornece uma série de dados e informações, à disposição das pessoas físicas e jurídicas. As contas do Balanço Patrimonial são agrupadas em: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O ativo compreende os recursos controlados pela empresa e que se esperam futuros benefícios econômicos. O passivo são as obrigações, cuja liquidação espera saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. O patrimônio líquido, representa o valor líquido da empresa ou recursos próprios, pois constitui da diferença dos ativos e passivos. O uso de planilhas eletrônicas facilitam o agrupamento das contas do balanço patrimonial e o entendimento das análises que devem ser feitas para tomada de decisões importantes na sua empresa (assista o video).

E agora, o que fazer com todas essas contas? Com as informações do Balanço Patrimonial são feitas diversas análises. A análise horizontal verifica a evolução das contas por um determinado período de tempo, enquanto que a análise vertical avalia a participação relativa de cada item em relação ao todo. Ambas as análises, horizontal e vertical, são realizadas com as informações dos grupos de contas do balanço patrimonial e usam dados do passado para auxiliar no processo de tomada de decisão e na projeção de tendências. O uso de indicadores financeiros ajuda na análise financeira da sua empresa e são agrupados em: liquidez, retorno e endividamento. Resumidamente, a liquidez visa avaliar a capacidade de pagamento da empresa, o retorno mede a produtividade do negócio e o endividamento avalia a dependência com outras instituições. A realização da análise financeira é auxiliada por ferramentas contábeis. Em pequenas e médias empresas a análise financeira deve ser frequente, no período de um mês ou até menos, pois nestas empresas a realidade é muito dinâmica, alterando a liquidez, o retorno e o valor da empresa.

Veja também:


Gostou desse artigo? Inscreva-se e receba mais conteúdo sobre gestão e planilhas para pequenas empresas.

#planilhadebalancopatrimonial #balancopatrimonial #analisehorizontal #analisevertical #indicadoresfinanceiros #liquidez #ativo #patrimonioliquido #planilhasfinanceiras #Planilhasexcel #planilhasprofissionais

49 visualizações