Como está a saúde financeira da sua empresa?
Saber gerir o próprio negócio é fundamental para quem está iniciando e para aqueles que já estão há muito tempo no mercado e ainda não sabem como fazer uma gestão eficaz. Como diz o velho ditado diz: “Não tem almoço de graça”. Portanto, mãos a obra porque para ganhar dinheiro, temos que transformar uma boa ideia em um negócio vantajoso! Porém, nada faz sentido se você não VENDER! O dinheiro que você investiu só retorna com a venda. Mas, do que adianta ganhar dinheiro com a venda, se você não sabe CONTROLAR o seu dinheiro? Por isso, aqui estão algumas dicas importantes para você melhorar a situação financeira da sua empresa: 1. Controle os gastos (assista o video)
É imprescindível o controle de tudo que entra e tudo que sai de sua empresa.
Saiba administrar corretamente o fluxo de caixa, faça o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (DRE) do seu empreendimento.
Controle os custos, pois essa informação é necessária para a tomar boas decisões nas vendas e nas políticas de descontos.
Controle o estoque para fazer uso adequado do capital de giro e ter produto em mãos para os seus clientes.
Use planilhas eletrônicas para controlar os gastos, custos e estoque, bem como fazer projeções futuras que auxiliam bastante nesse controle.
O planejamento reflete as metas e o controle dos gastos mostra os resultados!
2. Faça o planejamento estratégico
O planejamento estratégico prepara a empresa para o futuro.
Reflita sobre o que a sua empresa faz, qual o seu propósito e a sua razão de ser.
Defina missão: Onde a sua empresa quer chegar?
Defina a visão: o que a sua empresa quer ser?
Por fim, defina os objetivos de longo prazo para você monitorar a missão e a visão que você definiu.
3. Não misture contas pessoais com as contas da empresa
É um erro enorme misturar as contas pessoais com as contas da empresa, porque você nunca saberá se você está ganhando ou perdendo dinheiro.
Ao misturar as contas, você não consegue saber o quanto pagou com os custos dos produtos, os gastos com tributos ou saber o retorno investido no seu empreendimento. 4. Estipule um salário
Estipule um salário mensal, que é chamado de Pró labore, levando em conta os seus gastos .
Não faça retiradas do seu caixa sem ter controle das contas para não desequilibrar as contas e prejudicar a saúde financeira do seu empreendimento. 5. Reinvista sempre no seu próprio negócio
Sempre que puder, reinvista no seu próprio negócio com aprendizado, inovação de novos produtos, novos equipamentos e em marketing para se diferenciar e se estabelecer no mercado.
Veja também:
Gostou desse artigo? Inscreva-se e receba mais conteúdo sobre gestão e planilhas para pequenas empresas.
Comments