• Planilha Ideal - Redação

Como fazer o controle da produção?

Atualizado: Fev 13


O Controle da Produção é uma etapa fundamental na produção, onde são feitas análises de eficiência, comparação da produção realizada com a planejada (ou com a meta de produção) e registro de eventos que impactam um eventual não atingimento da meta. Temos uma planilha que automatiza o processo de controle da produção de sua empresa em apenas cinco passos: Determine uma meta de produção baseada em um plano de produção; avalie o mix e tempos de paradas para afinar o valor da meta (ou do plano); faça o controle da produção pelos registros de produção por turno e ocorrências de paradas previstas; analise os gráficos e imprima um relatório executivo tomar decisões de aumento de eficiência. Descrevemos abaixo o que deve ser feito em cada etapa.

A primeira etapa do controle da produção consiste em determinar uma meta de produção baseada em um plano de produção. Estabeleça o número de dias de produção, o tempo disponível para cada turno e a produtividade planejada para cada turno de produção. Para melhorar esse registro, avalie o mix de produção e paradas planejadas. A produção planejada é um norte da produção mensal. Ela pode ser encarada como meta em atividades de gerenciamento da rotina.

Avalie o mix e tempos de paradas para afinar o valor da meta (ou do plano). O mix de produção pode ser calculado por uma tabela auxiliar em que a produtividade média e o tempo de parada no mês são estimados com base nos registros de produção e tempo de produção e paradas de manutenção, setup entre outros. O registro desses dados aumenta o conhecimento da taxa de produção em cada turno.

Em seguida, faça o controle efetivamente da produção através de registros de produção por turno e ocorrências de paradas previstas. O controle da produção consiste em efetuar os registros de produção de cada turno e cada dia, assim como o tempo consumido na produção do turno em questão. A tabela de controle apresenta a eficiência diária para cada turno e um resumo ao final do mês com a produção total de cada turno, o número de horas consumidas sua eficiência, assim como a representatividade do turno em termos de produção geral na empresa. Controlar também consiste em anotar os desvios ocorridos, como produtos defeituosos, quebras de máquinas e manutenções corretivas, ou seja, eventos imprevistos.

O próximo passo é analisar os resultados por meio de gráficos intuitivos. Relatórios gráficos apresentam o resultado dos valores planejados versus a produção efetiva, assim como a eficiência obtida no mês. Essa informação é base para determinar planos de ação e buscar a melhoria em deficiências operacionais percebidas ao longo do mês.

Imprima seu relatório executivo e discuta-o em reuniões de coordenação para tomar decisões de aumento de eficiência. O Relatório final apresenta os resultados consolidados e principais gráficos do seu negócio. Embora seja um resumo, sua apresentação é fundamental para que você e seus sócios tenham clareza sobre a competitividade de sua empresa. E não se esqueça: "O controle da produção deve ser melhorado e revisado periodicamente!".

Algumas dúvidas podem surgir sobre os conceitos, então apresentamos algumas perguntas e respostas.

O que é o controle da produção?

Controlar a produção significa determinar que a produção deve sair conforme a produção planejada. Por isso o controle da produção é baseado no plano de produção. O plano de produção, no que lhe concerne, é definido conforme as capacidades da empresa e a estratégia de produção. Assim, se você planeja fazer 100 unidades em um turno de produção, controlar a produção consiste em monitorar todas variáveis que podem influenciar quaisquer desvios desse valor e eliminá-los de forma que ao final do turno obtenha-se as 100 unidades planejadas. Mesmo que esse montante não seja obtido, controlar é esforçar-se para atingir aquele valor planejado.

O que é plano de produção?

O plano de produção consiste em avaliar as capacidades produtivas, as necessidades de paradas de manutenção, as capacidades de armazenamento, taxas de produção de máquinas e pessoas, entre outras variáveis, e determinar a quantidade a ser produzida em um período específico, como um turno, um dia, um mês ou um ano. Esse plano deve estar alinhado à estratégia da empresa e determina as metas a serem atingidas pela atividade de controle de produção, no gerenciamento da rotina.

O que é setup?

Setup é o nome dado a paradas, geralmente de máquinas, para a troca de produtos na produção. É como se estivéssemos produzindo o produto A e tivéssemos que produzir o produto B. A esse intervalo de tempo entre um produto e outro é dado o nome de setup. Para aumentar a capacidade produtiva, ele deve ser reduzido.

Pode me dar exemplos de metas no controle da produção?

Metas determinam um valor, uma ação e um prazo de execução. O controle da produção lida com a operação de curto prazo, portanto, metas de controle de produção podem estar relacionada ao número de produtos produzido sem defeito ao final do turno, número de horas de trabalho sem acidentes no mês, produção acima da meta por dia, entre outros. Adquira sua planilha de Controle de Produção agora mesmo!

#controledaprodução #planejamentodaprodução #planilhadeprodução #produção #controledemetas #metas #planilhasexcel #planilhagratis #planilhadeconsultoria #consultoriaempresarial #planilhaparaconsultores

8,603 visualizações