top of page

Sua empresa gerencia o Fluxo de Caixa?


O que é fluxo de caixa?

O que é o Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa são as movimentações de dinheiro, ou seja é o fluxo financeiro de tudo que entra e que sai de sua empresa. O principal objetivo em usar o fluxo de caixa é obter controle das operações e reportar, ao dono do negócio, toda movimentação financeira de um período específico. Seja ele, um dia, uma semana, um mês ou um ano. É preciso entender como funciona para depois usá-lo.

Podemos chamar de "pequenos empresários" aqueles empresários que ainda não desenvolveram a visão de seu negócio. Pequenos empresários podem gerenciar pequenas ou até mesmo grandes empresas. Alguns pequenos empresários consideram desnecessários o uso de fluxo de caixa. Embora possam ser pessoas com experiência, eles se enganam e acabam gerenciando seus negócios no escuro, pois apenas pela experiência não há como saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo, muito menos saber se sua organização está mais ou menos preparada para competir com suas concorrentes.

Entre os micro e pequenos empresário, a situação é ainda mais complexa. Para esses profissionais, o Fluxo de Caixa é a projeção gastos correntes, investimentos em projetos de longo prazo, ou mesmo de uma reserva financeira para emergências, ou seja, da situação financeira da empresa, portanto, determinante para o sucesso.


Outra contribuição importante do Fluxo de Caixa é na elaboração dos custos. O Fluxo de Caixa irá auxiliar o empreendedor a entender como os Impostos, campanhas publicitárias ou até gastos excessivos e desnecessários irão determinar o custo de seus produtos ou serviços, e, consequentemente, o preço do produto. ou o preço do serviço.

Para montar seu Fluxo de Caixa, é preciso coletar todos os gastos ocorridos no período e armazená-los de forma eficaz. Planilhas eletrônicas são ideais para armazenar esses dados e até para sistematizá-lo, por meio de um sistema de custeio. Para aqueles que não têm afinidades com softwares de Fluxo de Caixa, existem modelos de planilhas eletrônicas que fazem o cálculo de Fluxo de Caixa de forma automática e permitem, inclusive, a customização para seu negócio. A vantagem desses produtos é seu baixo custo e a fácil customização a cada situação.


O Fluxo de Caixa é importante tanto para o micro quanto para o grande empreendedor que deseja saber se seu negócio é lucrativo ou não. O Fluxo de Caixa fornece a informação para controle financeiro da empresa, e auxilia o decisor a agir de forma inteligente, evitando aqueles decisões que não sejam lucrativas. Para implementar a ferramenta, sugerimos o uso de planilhas eletrônicas, seja ela em Excel, LibreOffice, Google Sheets. A implantação eficaz de um sistema de Fluxo de Caixa gera informações estratégicas para tomar decisões lucrativas. Adquira sua Planilha de Fluxo de Caixa conosco!

Planilha de Fluxo de Caixa

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page