top of page

Como determinar o preço da mensalidade do seu serviço

Atualizado: 13 de fev. de 2020


Determinar o quanto cobrar na mensalidade de seus clientes não é uma tarefa fácil. Há que se avaliar simultaneamente os custos internos, o perfil da demanda e os preços dos concorrentes. Temos uma planilha que pode atender suas necessidades.

O preço da sua mensalidade pode ser determinado em 5 passos, a serem detalhados em seguida:

1. Preencha os dados como número de clientes, custos e comissões; 2. Calcule o menor imposto para o serviço a ser ofertado; 3. Faça os cálculos de precificação considerando todos os custos e taxa de markup; 4. Avalie o preço dos concorrentes e seus diferenciais; 5. Analise os dados graficamente e decida o melhor preço de sua mensalidade.

planilha de cálculo do preço de mensalidade

A atividade de preenchimento dos dados gerais de sua empresa consiste em definir a capacidade e ocupação do serviço, os custos fixos, os custos diretos, os custos com funcionários envolvidos e o percentual de comissões do preço de venda a ser repassada aos vendedores.

planilha de cálculo do preço de mensalidade

Em seguida, procure saber qual o menor imposto para o serviço de mensalidade. Você não está fazendo nada ilegal. Essa é uma importante forma de reduzir os custos, inclusive. Pesquise e defina em qual atividade seu negócio está situada. Defina o pró-labore dos sócios e classifique se a atividade é intelectual ou não. Em seguida, preencha a receita dos últimos 12 meses e acompanhe o cálculo do imposto de menor valor para sua empresa.

planilha de cálculo do preço de mensalidade

A etapa seguinte consiste em fazer o cálculo para determinar o preço de sua mensalidade. Essa etapa é chamada de precificação baseada em custos. Portanto, defina o percentual de lucro a ser obtido com a mensalidade de seu serviço e levante os custos totais diretos, custos com funcionários e a parcela de custos fixos relacionada ao serviço pelo qual você cobrará sua mensalidade.

É interessante fazer uma análise de preço unitário, assim como a margem de contribuição e o lucro unitário. Com isso, é possível determinar o ponto de equilíbrio, ou seja, a quantidade de clientes ou valor de venda mínimo para não ter prejuízo. Um importante ponto de partida para determinar metas de vendas mínimas. Em seguida, faça uma análise de sensibilidade variando os preços e quantidade de venda, para alinhar ao perfil de demanda percebido no mercado. Essa análise se relaciona ao cálculo de elasticidade de demanda, percebido apenas com o histórico de vendas.

planilha de cálculo do preço de mensalidade

Uma etapa fundamental, que não pode ser deixada de lado é a análise dos concorrentes. Esta análise te permite posicionar-se estrategicamente no mercado. Levante os cinco principais concorrentes de seu negócio e procure saber seus principais diferenciais em relação ao seu negócio. Em seguida, pesquise o preço das mensalidades praticadas por eles. Procure especialistas para te avaliar por um ponto de vista externo e levantar os pontos diferenciais do seu negócio em relação aos seus concorrentes. As análises devem ser baseadas tanto em dados quantitativos quanto pela experiência do especialista no setor.

planilha de cálculo do preço de mensalidade

Finalmente, avalie os dados em gráficos e elabore um relatório e imprima um relatório executivo. O Relatório deve apresentar os resultados consolidados e principais gráficos do seu negócio. Embora seja um resumo, sua apresentação é fundamental para que você e seus sócios tenham clareza sobre a competitividade de sua empresa. E não se esqueça: "A avaliação de precificação de mensalidade deve ser revisado periodicamente!".


1.050 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page