top of page

Como definir o preço do produto ?


Planilha Ideal - Como determinar o preço de produtos?

Dicas para definir o preço de um produto

A definição do preço de um produto é baseada nos custos e despesas com a sua produção e na percepção de valor do cliente.

Ao colocar preço no seu produto, você deve pensar no lucro que irá obter, no entanto o valor não deve ser alto a ponto de não atrair a compra do cliente e nem tão baixo a ponto de depreciar o seu produto. O cliente pode ter a impressão que ele não é bom.

Entenda, também, o sistema tributário da sua empresa: Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido. Isso irá determinar quanto você deve cobrar por cada produto, sabendo o quanto tem de despesa para fornecer cada mercadoria. É importante considerar nesse processo de precificação:


1. Saiba diferenciar os seus gastos fixos dos variáveis;

2. A concorrência com outras empresas que pode influenciar no preço;

3. O consumidor, que leva em conta quanto ele está disposto a pagar e o quanto ele agrega valor a esse produto.

Para calcular o preço, o uso do markup tem sido a maneira mais básica e segura para efetuar o cálculo. Dessa forma, é feita uma análise dos gastos totais e posteriormente é acrescentado a margem de lucro que se pretende atingir.

Há, também, outras formas de estabelecer o preço, como estipular um preço teto e avaliar a percepção de valor:

No preço teto, o empreendedor verifica o preço máximo que o mercado está disposto a pagar e a partir desse valor são feitos os ajustes para diminuir os custos e obter maior produtividade e lucro.


Na abordagem por percepção de valor, avalia-se a percepção e reação do cliente em relação ao preço do produto.

Veja também:

Gostou? Assine, receba conteúdo sobre negócios, empreendedorismo e planilhas profissionais para pequenas empresas. Além disso, você ganha uma planilha de Controle Financeiro Pessoal gratuita!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page