top of page

Como calcular o preço do bolo caseiro?

Atualizado: 7 de out. de 2020


como determinar o preço do bolo caseiro, quer vender bolo, custo do bolo, planilha excel

Saiba mais como calcular o preço de bolos, tortas e doces para ganhar uma renda extra!

Está precisando de uma renda extra para sair do vermelho? Pensou em vender bolos? Está no caminho certo, mas antes de começar a vender é preciso entender um pouco mais sobre o assunto para não perder tempo e dinheiro nessa nova empreitada. Pensando em você que tem dúvidas na hora de calcular o preço dos seus bolos, tortas e doces para vender que desenvolvemos uma planilha eletrônica para auxiliar nesses cálculos.

O comércio de bolos, tortas e doces dificilmente entra em crise. Há uma diversidade de sabores e recheios para vender que remetem a momentos inesquecíveis na vida de quem compra. É bem difícil encontrar quem não goste de bolos, tortas e doces! Mesmo que a produção de bolos seja na sua própria residência é fundamental investir em utensílios, ingredientes e recipientes para o armazenamento.

Pesquise sempre os preços dos ingredientes e das embalagens antes de comprar, porque nem sempre o mais barato é a melhor escolha, porque um bolo bom precisa de ingredientes com qualidade e uma embalagem que seja atraente. Divulgue as variedades de bolo que você vende nas redes sociais e materiais impresso com o seu contato e os preços. Lembre sempre de postar as fotos bonitas dos bolos que você vende.

É importante, também, definir o tipo de bolo que você vai vender. Vão ser bolos caseiros? Vão ser bolos com recheios e coberturas? Se você ainda não tem muita experiência, sugiro que inicie pelos bolos caseiros que são mais fáceis de fazer e dão um bom retorno financeiro. Comece testando algumas receitas para presentear parentes e amigos. Se você não tem muito dinheiro, comece por uma receita que você sabe fazer bem e que todos gostam. Mantenha o foco nos bolos que mais sabe fazer. É preferível ter poucas opções para vender, mas que sejam incrivelmente deliciosos e lembrados a ter várias opções de bolos que agradam pouco o cliente.

Depois de tudo isso ainda tem aquela dúvida sobre quanto cobrar pelo bolo. Há muita dificuldade de colocar o preço no bolo que será vendido pelas pessoas que estão iniciando esse tipo de empreendimento. Primeiro pesquise os preços dos bolos que são vendidos na região para ter uma média do valor que é cobrado. Em seguida, anote e some os preços dos ingredientes comprados. Defina quanto foi usado de cada ingrediente na receita. Calcule o valor de cada ingrediente usado. Note que muitas vezes as quantidades dos ingredientes estão em xícaras nas receitas e quando você vai comprar estão em litros, mililitros, gramas ou quilogramas. Desta forma, basta converter em gramas ou mililitros para obter a quantidade aproximada de tal ingrediente na receita.

Além disso, é preciso incluir o valor da mão de obra, os custos do preparo, custos com embalagens e o lucro que deseja para se obter o preço de venda. Para o valor da mão de obra, defina o salário médio de um funcionário. Se você for o único funcionário, inclua esse valor como salário médio que irá receber para fazer os bolos. O próximo passo é dividir pela carga horária do mês. Com isso, você encontrará o valor da hora do seu trabalho. Depois é só calcular o tempo gasto para a receita e multiplicar por esse valor que incide sobre a sua hora de trabalho. O custo de preparo refere aos gastos com energia, água, aluguel, uso de eletrodomésticos entre outros. Geralmente, é inserido um percentual de 10% sobre o valor total gasto com ingredientes na receita.

Achou muito complicado e difícil juntar todas essas contas para calcular o custo do seu bolo? E o cálculo do preço de venda? Tem dificuldade de organizar suas encomendas? Então vai uma dica para você. Dá uma espiada lá no nosso site www.planilhaideal.com.br e conheça mais nossa planilha precificação de bolos, tortas e doces!

planilha ideal - preço do bolo caseiro planilha excel

7.342 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page