top of page

Sua empresa dá lucro ou prejuízo?


planilhas financeiras para sua empresa

Finanças empresariais ajudam o seu negócio dar lucro


Você sabe se sua empresa dá lucro ou prejuízo? Para responder essa pergunta é preciso saber, antes de tudo, se a organização contábil e financeira da sua empresa está atualizada. Ela é a base para você saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. As finanças empresariais podem ser implantadas por meio de planilhas financeiras ou softwares de finanças.



Você domina as finanças empresariais? Onde buscar conhecimento?


Há diversas maneiras de aprender finanças empresariais. A formação em administração, contabilidade ou até engenharia de produção e os mestrados profissionais em negócios e administração, MBA, são os métodos formais de se obter conhecimento e certificação na área, porém, é possível percorrer caminhos informais, usando de tutoriais e artigos de internet para obter esse conhecimento também. Tudo depende do nível de informação que se precisa. Quanto mais formal é o conhecimento, melhor sua qualidade. E, naturalmente, melhor será a capacidade da análise financeira do negócio.


Outra questão não menos importante é a prática. Não adianta obter todo conhecimento formal sem praticá-lo. É com a prática que se obtém mais conhecimento, pois ao vivenciar problemas financeira na rotina, o analista financeiro busca novos conhecimentos para resolvê-los. Dessa forma, é importante não desvincular o conhecimento formal da prática.



Como pôr em prática seus conhecimentos obtidos em finanças empresariais?


A melhor forma é aplicar os conhecimentos usando ferramentas práticas e de baixo custo. E gradativamente. Uma dessas ferramentas é a planilha de Fluxo de Caixa. Uma planilha de Fluxo de Caixa é o primeiro passo para fazer o controle financeiro de sua empresa. Além disso, ele é a base para se fazer projeções mais elaboradas, como elaborar o Custeio de suas operações por Absorção, pelo Método Variável ou pelo Método ABC, elaborar relatórios de Balanço Patrimonial, avaliar decisões financeiras e considerar, por exemplo, a possibilidade de se fazer um investimento ou financiamento, assim como fazer a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).


Enfim, para saber se sua empresa dá lucro ou prejuízo, é preciso aplicar os princípios e métodos de finanças. Para isso, use planilhas eletrônicas para aplicar e para aprender gradativamente cada assunto. Assim você aprofunda seus conhecimentos sem deixar de lado a prática.




396 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page