• Planilha Ideal - Redação

Como tornar uma empresa competitiva em apenas 5 passos?

Atualizado: Fev 13


Ferramentas para estabelecer estratégias e competir no mercado Ser competitivo no mercado é uma questão de sobrevivência. É necessário conhecer bem o próprio empreendimento e saber avaliar os concorrentes. As cinco Forças de Porter foram elaboradas para analisar a concorrência entre as empresas. Os seus principais objetivos são: entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras. As cinco Forças de Porter são:

  1. Rivalidade entre os concorrentes,

  2. Poder de negociação dos clientes,

  3. Poder de negociação dos fornecedores,

  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes e

  5. Ameaça de produtos substitutos.


A análise de SWOT avalia os pontos fortes e fracos da empresa, as ameaças e ooameaçase o e oportunidades do meio externo para estabelecer a sua estratégia. É uma ferramenta, que embora seja simples, pode ajudar a sua empresa entender o ambiente em que está inserida e obter informações necessárias para se planejar.

A segmentação de mercado consiste no agrupamento de clientes com necessidades semelhantes, viabilizando um atendimento personalizado. Com isso, é definido o perfil do cliente, as categorias de mercados entre outros parâmetros fundamentais para a analisar concorrência.

Para cada uma dessas ferramentas de competitividade, o uso de planilhas eletrônicas auxiliam a visualizar o mercado de forma global e intervir com estratégias e ações de maneira eficaz (assista o video).

Veja também:

Gostou desse artigo? Inscreva-se e receba mais conteúdo sobre gestão e planilhas para pequenas empresas.

#planilhadasferramentasdecompetitividade #ferramentasdecompetitividade #planilhasempresariais #empresacompetitiva #5forcasdeporter #analiseSWOT #swot #segmentacaodomercado #Planilhasexcel #finançasempresariais

42 visualizações