Ferramentas para estabelecer estratégias e competir no mercado Ser competitivo no mercado é uma questão de sobrevivência. É necessário conhecer bem o próprio empreendimento e saber avaliar os concorrentes. As cinco Forças de Porter foram elaboradas para analisar a concorrência entre as empresas. Os seus principais objetivos são: entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras. As cinco Forças de Porter são:
Rivalidade entre os concorrentes,
Poder de negociação dos clientes,
Poder de negociação dos fornecedores,
Ameaça de entrada de novos concorrentes e
Ameaça de produtos substitutos.
A análise de SWOT avalia os pontos fortes e fracos da empresa, as ameaças e ooameaçase o e oportunidades do meio externo para estabelecer a sua estratégia. É uma ferramenta, que embora seja simples, pode ajudar a sua empresa entender o ambiente em que está inserida e obter informações necessárias para se planejar.
A segmentação de mercado consiste no agrupamento de clientes com necessidades semelhantes, viabilizando um atendimento personalizado. Com isso, é definido o perfil do cliente, as categorias de mercados entre outros parâmetros fundamentais para a analisar concorrência.
Para cada uma dessas ferramentas de competitividade, o uso de planilhas eletrônicas auxiliam a visualizar o mercado de forma global e intervir com estratégias e ações de maneira eficaz (assista o video).
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