Lygia Bueno Fragoso
26 de nov de 20162 min
Atualizado: 13 de fev de 2020
Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /m/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /m/ com o paciente:
Visual: Lábios fechados
Tátil: Um lábio encostando no outro. A vibração pode ser sentida nos lábios, nariz e bochecha.
Dicas para a terapia do fonema /m/ ficar mais interessante:
1. Trabalhe exercícios de ressonância nasal. Peça para o paciente emitir o som “hummm” mantendo a abertura entre os dentes e com a boca fechada. O paciente poderá sentir a vibração nos lábios, nariz e testa;
2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
3. Feche os lábios, inspire e depois solte o som pelo nariz, que sentirá uma vibração ao colocar a mãos;
4. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde os lábios se tocam;
5. Use o espelho próximo ao nariz do paciente para mostrar o escape de ar pelo nariz na produção do fonema /m/;
6. Use trava-línguas:
“Maria-Mole é molenga,
se não é molenga,
não é Maria-Mole.
É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola,
nem Maria, nem mole.”;
7. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /m/ para automatização, como bingo com figuras que apresentam o fonema alvo, sequência lógica, jogo da memória e continuação da história com palavras com /m/;
8. Use jogos de adivinhação:
“ Sou um animal que vive na floresta, e também sou usado como ferramenta no carro , que sou eu?”
Res: macaco
9. Use música:
“Meu limão, meu limoeiro,
Meu pé de jacarandá,
Uma vez esquindô, lê, lê
Outra vez esquindô, lá,lá"
10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /m/;
11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /m/;
12. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /m/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente.
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Referências:
Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter
Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
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