Lygia Bueno Fragoso

26 de nov de 20162 min

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /g/?

Atualizado: 13 de fev de 2020

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).


Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /g/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /g/ com o paciente:
 

 
Visual: Visível apenas com abertura da boca e posteriorização da língua
 

 
Tátil: Posteriorização da língua que aproxima do palato mole e vibração das pregas vocais na região cervical
 

 
Dicas para a terapia do fonema /g/ ficar mais interessante:
 

 

 
1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /g/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
 

 
3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta;
 

 
4. Coloque a mão na região cervical para sentir a vibração durante a produção do fonema /g/;
 

 
5. Trabalhe posteriorização e fortalecimento de língua;
 

 
6. Fazer analogia com o fonema /k/ mostrando que ambos apresentam o mesmo ponto articulatório da língua, porém no fonema /g/vibração das pregas vocais na região do pescoço;
 

 
7. Associe o fonema /g/ com a vogal /i/ porque ambos os pontos articulatórios estão próximos do palato mole;

8. Use a espátula para empurrar levemente a língua para trás e peça para o paciente emitir ga, gue, gui ,go e gu;


 
9. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /g/ para automatização, como caça palavras com o fonema alvo, cruzadinha, jogos com tabuleiro com figuras que tem /g/ etc;

10. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /g/;

11. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /g/.
 

12. Use cantigas:
 

 

 
Atirei o pau no gato –to;
 

 
Mas o gato-to
 

 
Não morreu-reu-reu
 

 
Dona chica-ca
 

 
Admirou-se –se
 

 
Do berro, do berro
 

 
Que o gato deu
 

 
Miaaaauuu
 

 

 
13. Use trava-línguas:
 

 

 
Se a liga me ligasse, eu ligava a liga, mas como a liga não me liga, eu não ligo a liga.”
 

 

 
Larga a tia, largatixa!
 

 
Lagartixa, larga a tia!
 

 
Só no dia que sua tia
 

 
Chamar largatixa
 

 
de lagartinha!

Assista o vídeo!


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Referências:
 
Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter
 
Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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