Lygia Bueno Fragoso
26 de nov de 20162 min
Atualizado: 13 de fev de 2020
Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /d/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /d/ com o paciente:
Visual: boca entreaberta e ponta da língua elevada. Eleve a ponta da língua, como se fosse estalar e tente soltar “ da” , “de”, “ di”, “do” e “ du”.
Tátil: A ponta da língua toca os alvéolos dos incisivos superiores e há vibração das pregas vocais.
Dicas para a terapia do fonema /d/ ficar mais interessante:
1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /d/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta;
4. Trabalhar o fonema /d/ por analogia com o fonema /t/. No fonema /d/ há sonorização e vibração das pregas vocais e ausência de explosão;
5. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /d/ para automatização, como história maluca com os objetos que tenha o som do “d” e sequência lógica com figuras que apresentam o fonema alvo;
6. Use trava línguas:
“O doce perguntou para doce: qual o doce mais doce?
o doce respondeu para o doce
que o doce mais doce era o doce de batata doce”
“Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fosse lá.”
“Pardal pardo, por que parlas?
Parlo porque sempre parlei,
porque sou pardal pardo, parlador del-rei.”
7. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /d/;
8. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /d/.
Veja também:
Como tratar as alterações na fala?
O que é perda auditiva induzida por ruído?
Veja 6 Passos para você fazer o Programa de Conservação Auditiva
Como orientar pais e professores nas alterações de fala da criança?
Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /r/?
Como gerenciar os exames audiométricos no PCA?
Gostou desse artigo? Assine e receba mais conteúdo sobre fonoaudiologia e como aumentar a produtividade neste setor, por meio de nossas planilhas setoriais.
Assine e receba conteúdo sobre fonoaudiologia, empreendedorismo e planilhas para pequenas empresas. Além disso, você ganha uma planilha de Controle Financeiro Pessoal gratuita!
Referências:
Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter
Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
#fonoaudiologia #estimulacao #terapiafonoaudiologica #fonema #conscienciafonologica #atividadeludica #terapiadefala #tratarfala #fala #planilhasprofissionais #estimulacaofonema #tratamentodefala #treinamentofonema #Planilhasexcel #planilhasdefonoaudiologia