• Lygia Bueno Fragoso

MANUAL DA PLANILHA GESTÃO DE EXAMES AUDIOMÉTRICOS

Atualizado: Fev 13


Entendendo um pouco mais sobre Gestão de Exames Audiométricos. A gestão de exames Audiométricos consiste em um acompanhamento da audição de trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevada que podem prejudicar a audição. A finalidade dessa gestão é prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais a partir de exames audiométricos referenciais e sequenciais. Além disso, a gestão de exames audiométricos desenvolve estratégias através de medidas de controle coletivo do ruído e orientação individual para alcançar seus objetivos.

1. Preenchimento da Anamnese:

Digite o nome, data de nascimento, setor, data de admissão, cargo, identidade e nome da empresa. Selecione a opção que indica se o paciente fez repouso por 14 horas e a finalidade do exame.

Digite a queixa do paciente.

Digite se o paciente apresenta alguma dificuldade para escutar, selecione a orelha e como foi evolução dessa dificuldade.

Descreva a percepção da perda auditiva pelo paciente.

Selecione a opção que melhor represente o nível de pressão sonora que o paciente está exposto.

Selecione a opção que indica uso correto ou incorreto do equipamento de proteção auditiva.

Digite um possível histórico de otalgia.

Digite as infecções de ouvido recentes e antigas.


Digite se o paciente já fez alguma cirurgia otológica. Se sim, digite qual foi a cirurgia e as observações relevantes.

Digite se o paciente tem vertigem.

Digite se o paciente apresenta zumbido.

Digite se há algum familiar com alteração auditiva.

Digite as observações que achar necessário.

Imprima essa anamnese e solicite a assinatura do paciente.

2. Controle Evolutivo Audiológico

O controle evolutivo audiológico consiste nos exames audiométricos e no controle evolutivo desses exames.

Os nomes dos funcionários aparecem automaticamente na planilha, pois já foram cadastrados. Você poderá clicar no funcionário que aparecerá a ficha com os dados básicos e os exames audiométricos. Em seguida, digite a data e selecione a opção, admissional, periódico ou demissional, que consiste na finalidade do exame. O vermelho refere-se ao exame da orelha direita.

Digite R se for exame referencial e S se for exame sequencial;

Na frequência, digite os valores encontrados no exame audiométrico para cada frequência testada.

A média é calculada automaticamente. De acordo com o exame você irá selecionar a opção do diagnóstico que define se o exame está Normal, se há uma Perda Auditiva Ocupacional ou uma Perda Auditiva Não Ocupacional.

Selecione a opção que indica o controle evolutivo. Estável, Desencadeamento e Agravamento.

Em azul, estão os dados do exame audiométrico da orelha esquerda.

Em R/S digite R para exame Referencial e S para exame Sequencial.

Digite os valores encontrados nas frequências testadas.

De acordo com o exame você irá selecionar a opção do diagnóstico que define se o exame está Normal, se há uma perda auditiva Ocupacional ou uma perda auditiva Não Ocupacional. Selecione a opção que indica o controle evolutivo: estável, desencadeamento e agravamento.

3. Aferição Biológica

Aferição biológica é recomendada precedendo a realização dos exames audiométricos.

Em caso de alteração, submeter o equipamento à aferição acústica.

Digite a unidade de atendimento, marca do equipamento para avaliação audiométrica, última calibração do audiômetro e modelo do equipamento.

Digite a data da aferição biológica, o nome do colaborador, a função que exerce, número da matrícula, valores das frequências encontradas, imprima e peça para o empregado assinar.

4. Resultado

De acordo com o diagnóstico você irá digitar a data, o nome do paciente, o setor, a função e a matrícula que o colaborador trabalha.

No reconhecimento dos riscos ambientais você irá digitar a descrição dos itens a verificar e digitar o status de verificação.

5.Orientação Individual

A orientação individual tem a finalidade de proteger a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevada, assim como a importância que sejam tomadas medidas de controle individual. Na orientação individual para conservação auditiva, digite o nome do empregado, setor, função, RG, matrícula e data de admissão.

Selecione o equipamento de proteção auditiva que o empregado foi orientado a usar e imprima o documento de orientação e solicite assinatura do empregado.

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