top of page

Sua empresa gerencia o Fluxo de Caixa?


O que é fluxo de caixa?

O que é o Fluxo de Caixa?


O fluxo de caixa são as movimentações de dinheiro, ou seja é o fluxo financeiro de tudo que entra e que sai de sua empresa. O principal objetivo em usar o fluxo de caixa é obter controle das operações e reportar, ao dono do negócio, toda movimentação financeira de um período específico. Seja ele, um dia, uma semana, um mês ou um ano. É preciso entender como funciona para depois usá-lo.


Podemos chamar de "pequenos empresários" aqueles empresários que ainda não desenvolveram a visão de seu negócio. Pequenos empresários podem gerenciar pequenas ou até mesmo grandes empresas. Alguns pequenos empresários consideram desnecessários o uso de fluxo de caixa. Embora possam ser pessoas com experiência, eles se enganam e acabam gerenciando seus negócios no escuro, pois apenas pela experiência não há como saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo, muito menos saber se sua organização está mais ou menos preparada para competir com suas concorrentes.


Entre os micro e pequenos empresário, a situação é ainda mais complexa. Para esses profissionais, o Fluxo de Caixa é a projeção gastos correntes, investimentos em projetos de longo prazo, ou mesmo de uma reserva financeira para emergências, ou seja, da situação financeira da empresa, portanto, determinante para o sucesso.



Outra contribuição importante do Fluxo de Caixa é na elaboração dos custos. O Fluxo de Caixa irá auxiliar o empreendedor a entender como os Impostos, campanhas publicitárias ou até gastos excessivos e desnecessários irão determinar o custo de seus produtos ou serviços, e, consequentemente, o preço do produto. ou o preço do serviço.


Para montar seu Fluxo de Caixa, é preciso coletar todos os gastos ocorridos no período e armazená-los de forma eficaz. Planilhas eletrônicas são ideais para armazenar esses dados e até para sistematizá-lo, por meio de um sistema de custeio. Para aqueles que não têm afinidades com softwares de Fluxo de Caixa, existem modelos de planilhas eletrônicas que fazem o cálculo de Fluxo de Caixa de forma automática e permitem, inclusive, a customização para seu negócio. A vantagem desses produtos é seu baixo custo e a fácil customização a cada situação.




O Fluxo de Caixa é importante tanto para o micro quanto para o grande empreendedor que deseja saber se seu negócio é lucrativo ou não. O Fluxo de Caixa fornece a informação para controle financeiro da empresa, e auxilia o decisor a agir de forma inteligente, evitando aqueles decisões que não sejam lucrativas. Para implementar a ferramenta, sugerimos o uso de planilhas eletrônicas, seja ela em Excel, LibreOffice, Google Sheets. A implantação eficaz de um sistema de Fluxo de Caixa gera informações estratégicas para tomar decisões lucrativas. Adquira sua Planilha de Fluxo de Caixa conosco!



Planilha de Fluxo de Caixa


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page