Dicas para definir o preço de um produto
A definição do preço de um produto é baseada nos custos e despesas com a sua produção e na percepção de valor do cliente.
Ao colocar preço no seu produto, você deve pensar no lucro que irá obter, no entanto o valor não deve ser alto a ponto de não atrair a compra do cliente e nem tão baixo a ponto de depreciar o seu produto. O cliente pode ter a impressão que ele não é bom.
Entenda, também, o sistema tributário da sua empresa: Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido. Isso irá determinar quanto você deve cobrar por cada produto, sabendo o quanto tem de despesa para fornecer cada mercadoria. É importante considerar nesse processo de precificação:
1. Saiba diferenciar os seus gastos fixos dos variáveis;
2. A concorrência com outras empresas que pode influenciar no preço;
3. O consumidor, que leva em conta quanto ele está disposto a pagar e o quanto ele agrega valor a esse produto.
Para calcular o preço, o uso do markup tem sido a maneira mais básica e segura para efetuar o cálculo. Dessa forma, é feita uma análise dos gastos totais e posteriormente é acrescentado a margem de lucro que se pretende atingir.
Há, também, outras formas de estabelecer o preço, como estipular um preço teto e avaliar a percepção de valor:
No preço teto, o empreendedor verifica o preço máximo que o mercado está disposto a pagar e a partir desse valor são feitos os ajustes para diminuir os custos e obter maior produtividade e lucro.
Na abordagem por percepção de valor, avalia-se a percepção e reação do cliente em relação ao preço do produto.
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