Lygia Bueno Fragoso

26 de nov de 20162 min

Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /j/?

Atualizado: 13 de fev de 2020

Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).


Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /j/

Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /j/ com o paciente:
 

 
Visual: Boca entreaberta com lábios arredondados e pequena abertura entre os dentes.
 

 
Tátil: borda da língua encosta na face interna dos molares superiores , fricção da corrente de ar e vibração na região cervical.
 

 
Dicas para a terapia do fonema /j/ ficar mais interessante:
 

 

 
1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /j/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;

2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
 

 
3. Utilize gelatina em pó, creme de chocolate ou espátula para indicar onde a língua encosta;
 

 
4. Coloque a mão na região cervical e queixo para sentir a vibração durante a produção do fonema /j/;
 

 
5. Trabalhe posteriorização e fortalecimento de lábios e língua;
 

 
6. Utilize uma espátula entre as duas arcadas dentárias na posição vertical e nos incisivos centrais e peça para o paciente dizer palavras com o fonema /j/;

7. Use trava-línguas:

“A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.“

“Já chega de cheiro de cera suja.”

“Eu congelo a água gelada com gelo que tem selo à prova d'água.”;

8. Coloque o dedo indicador na orelha e produza o som do “ch” e do “j” e perceba a diferença;

9. Coloque um canudo entre os dentes, faça um bico e produza o som do “j” com a mão na garganta para sentir a vibração das pregas vocais;


 
10. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /j/ para automatização, como sequência lógica com figuras com fonema alvo;

11. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /j/;

12. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /j/.

Assista o vídeo!


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Referências:
 
Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter
 
Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.

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