Lygia Bueno Fragoso
26 de nov de 20162 min
Atualizado: 13 de fev de 2020
Lygia Bueno Fragoso é fonoaudióloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em bioengenharia na UFMG. Experiência em audiologia, linguagem infantil e adulto, voz e motricidade orofacial em consultório particular, atendimento domiciliar, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Terapia Fonoaudiológica: Estimulação do Fonema /f/
Pistas sensoriais para trabalhar o fonema /f/ com o paciente:
Visual: Leve aproximação do lábio inferior nos dentes frontais superiores
Tátil: Lábio inferior aproxima nos dentes superiores frontais
Auditivo: Fricção Audível
Dicas para a terapia do fonema /f/ ficar mais interessante:
1. Bombardeamento auditivo: Use o fonema /f/ no início e meio das palavras, bem como em frases. Utilize instrumentos para amplificar o som que chegará no ouvido do paciente;
2. Use espelho para o paciente imitar o modelo do terapeuta;
3. Coloque a mão junto dos lábios e solte o som “ffffff...” e sinta o vento nas mãos;
4. Tente apagar uma vela usando a emissão prolongada do som do “ffff...”;
5. Treine exercícios de respiração para trabalhar a fricção do ar;
6. Treine propriocepção e força de lábios fazendo bico e sorriso com os lábios, espátula contra os lábios fazendo bico e manutenção do bico com os lábios por alguns segundos;
7. Use tiras de papel para mostrar o fluxo de ar que sai na produção do fonema /f/;
8. Peça para o paciente soprar e morder o lábio inferior ao mesmo tempo;
9. Cuidado para o paciente não fazer muita pressão na saída do fluxo de ar. Controle por meio de apoio visual (tiras de papel, dedo indicador do terapeuta);
10. Treine a leitura e a compreensão de textos que utilizam o fonema /f/;
11. Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /f/ para automatização;
12. Use frases com “f” para falar rapidamente:
“Fui à feira e falei com Fia para fazer feijão”;
13. Faça atividades que trabalhem a consciência fonológica e a consciência sintática com o fonema /f/.
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Referências:
Mota HL. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos, 2001. Revinter
Nascimento, L.C.R, 2009. Brincando com os sons: jogos para a terapia dos distúrbios articulatórios. Pró-Fono.
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